Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Joatan Silva

A subsecretária da Aquicultura e Pesca, Miyuki Hyashida, se reuniu com representantes dos municípios de Palmas, Dianópolis, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Caseara, Araguacema e Peixe, para definir datas, programações e contrapartidas do I Circuito de Pesca Esportiva do Tocantins. O governo do Tocantins, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, da Adtur – Agência de Turismo do Tocantins e da Secretaria da Cultura está coordenando o evento nos sete municípios entre os meses de junho e outubro.

O Circuito da Pesca Esportiva do Tocantins inicia em Formoso do Araguaia e ocorre entre os dias 8 e 10 de julho. Em agosto, os municípios de Peixe (entre os dias 5 e 7) e Caseara (entre 26 e 28) sediarão a temporada de pesca. Setembro será a vez de Dianópolis (entre 7 e 11), Palmas (de 23 a 25) e Lagoa da Confusão (entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro). Por fim, o circuito será encerrado em Araguacema, entre os dias 21 e 23 de outubro.

“Esse será o primeiro de vários Circuitos de Pesca que vamos promover e nosso governador [Siqueira Campos] está empolgado com essa ideia, porque a pesca esportiva pode gerar muitos recursos para o nosso Estado”, afirmou Miyuki Hyashida, durante a reunião com representantes dos municípios. Segundo ela, o Tocantins possui a maior potencialidade da pesca esportiva no Brasil, em razão da quantidade de rios, espécies e de biodiversidade.

O secretário executivo da Seagro, Ruiter Pádua, também esteve presente na reunião e falou do objetivo de firmar o Circuito da Pesca Esportiva do Tocantins no calendário nacional, a exemplo da Agrotins. “O intuito do governo é transformar o Circuito de Pesca Esportiva do Tocantins num evento nacional”, assegurou o secretário executivo.

A prefeita de Peixe, Neila Pereira dos Santos, falou da importância do Circuito de Pesca Esportiva para seu município e destacou que é preciso encontrar situações para prosseguir com o projeto. “Os municípios têm que trabalhar na organização dos clubes, para que a iniciativa privada esteja inserida nessa ideia, para garantir a continuidade”, afirmou a prefeita.
O governo entrará com várias contrapartidas, para a estruturação do Circuito de Pesca Esportiva nos sete municípios, como a montagem de estandes, tendas, equipamentos de internet, banheiros químicos, elaboração do material publicitário e de um hot site para inscrição dos participantes. Os municípios disponibilizarão a infra-estrutura básica, como água, energia e montarão a programação geral da temporada de pesca.

A reunião entre representantes do governo e municípios que farão parte do Circuito da Pesca aconteceu na sede da Associação Tocantinense de Municípios na manhã desta quarta-feira, 25 de maio. Participaram do encontro, o prefeito de Formoso do Araguaia, Pedro Rezende, a prefeita de Peixe, Neila Pereira dos Santos, os secretários de Turismo de Palmas (José Arcanjo Pereira Júnior), de Dianópolis (Jurimar Júnior) e de Araguacema (Ivanês Alves da Silva).

Fonte: Ascom Seagro