Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realiza Oficina da Rede Amamenta Brasil, com estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem, da Universidade Federal de Tocantins (UFT), nesta quinta-feira, dia 26, às 14 horas, no campus da UFT.

O objetivo da oficina é a divulgação das estratégias da Rede Amamenta e da Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável (ENPACS). A proposta é familiarizar os futuros profissionais com os programas de monitoramento do cuidado à gestante, à puérpera (mãe em fase de resguardo) e à criança menor de dois anos, incluindo programas de promoção do aleitamento materno.

1ª hora de vida

Levantamento do Ministério da Saúde (MS) revela que Palmas é proporcionalmente, a primeira colocada, entre as capitais brasileiras, no índice de amamentação de recém-nascidos na primeira hora de vida.

Em toda a Capital, ao todo 24 Unidades de Saúde da Família (USF) já integram a Rede Amamenta. “Nossa meta é elevar ainda mais os índices de aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê e o aleitamento complementar até os dois anos de vida” - explica Fernanda Noleto, coordenadora de Políticas em Saúde da Semus.

Benefícios do aleitamento

O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê até os seis meses de vida. É fácil de ingerir e não sobrecarrega os rins ou o intestino do bebê;

A mulher que amamenta tem menos chances de desenvolver diabetes, câncer de mama e ovários;

Amamentar também protege a mãe da perda de grandes quantidades de sangue após o parto e ajuda a mãe a voltar ao peso anterior à gestação.

Fonte: Ascom Semus