Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Agora os estudantes terão mais tempo para se inscrever no FESTA – Festival de Artes das Escolas Tocantinenses, cujas inscrições se encerrariam nesta sexta-feira, 27, foram prorrogadas para o dia 10 de junho. O FESTA terá sua culminância na FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins, que será realizada no período de 25 de julho a 3 de agosto, na Praça dos Girassóis, em Palmas.

Os estudantes poderão participar das modalidades artes plásticas, dança, poesia, oratória, música e teatro. Os editais com todas as informações sobre o processo de inscrição e seleção estão disponíveis no site da Secretaria da Educação, link FLIT Editais, Seleções e Concursos. Lá também, os interessados poderão ter acesso a ficha de inscrição.

O FESTA será realizado em conjunto com as secretarias da Educação, Cultura, Juventude e Esportes e tem o objetivo de valorizar a criação artística oriunda das escolas públicas e privadas.

As Diretorias Regionais de Ensino receberam a inscrição das escolas, fará uma pré-seleção e enviará as fichas de inscrições para a Superintendência de Desenvolvimento da Educação da Seduc, até o dia 17 de junho.

Teatro

Os espetáculos teatrais estarão presentes na FLIT no período de 31 de julho a 1º de agosto, na Estação Jovem Campeão. Haverá a categoria infantil para crianças de 8 aos 11 anos, juvenil para estudantes de 12 a 17 anos e adulto para alunos com idade igual ou superior a 18 anos.

Poesia

Os alunos inscritos na categoria poesia e oratória irão se apresentar na FLIT no dia 28 de julho, na Estação Jovem Campeão. Também haverá a classificação dos alunos conforme a categoria por idade, infantil, juvenil e adulto. Durante a apresentação da poesia, os alunos podem recorrer a recursos como som, figurino e cenário. Serão observados durante a interpretação da poesia, entonação da voz e capacidade de comunicação com o público.

Artes plásticas

As criações de telas, pinturas, esculturas estarão expostas na FLIT durante toda a sua realização, de 25 de julho a 3 de agosto. Os trabalhos de artes plásticas terão como tema ‘diversidade’ e poderão ser apresentadas na forma de desenho, pintura, escultura, fotografia, pocket movie (vídeo de bolso). Nestas modalidades, a comissão julgadora observará itens como criatividade, originalidade e coerência com o tema.

Dança

O Festival de Dança será apresentado nos dias 2 e 3 de agosto, no Espaço Juventude Campeão e os estudantes poderão participar das modalidades dança popular, ballet clássico, dança contemporânea livre e dança de rua. A comissão julgadora irá observar itens como técnica, figurino, interpretação, desempenho e criação coreográfica.

Música

Os talentos musicais serão apresentados na FLIT nos dias 29 e 30 de julho, também no Espaço Jovem Campeão e os estudantes poderão se inscrever nas categorias canto coral, fanfarra, banda, música instrumental e vocal. Serão observados a interpretação, técnica, performance, originalidade, afinação e métrica.

Fonte: Ascom Seduc