Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O secretário Estadual da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, e a presidente da FAPT – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins, Andrea Stival, participam nos dias 30 e 31 de maio, em Belo Horizonte-MG, do primeiro Fórum conjunto do Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, e do Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquis, de 2011.

No primeiro dia do Fórum será realizada a solenidade de comemoração dos 25 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, com as presenças do governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia e do Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante Oliva.

Na programação consta o debate sobre o novo arcabouço legal da ciência e tecnologia do país. No segundo dia do Fórum o destaque será a apresentação do documento consolidando as contribuições dos Secretários de Estado de C&T e dos Presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa para o aperfeiçoamento do Arcabouço Legal em CT&I.

A questão do arcabouço legal foi definida como foco prioritário e único para a pauta dos dois Conselhos, por ser um dos maiores entraves para que a CT&I no Brasil possa ganhar agilidade, qualidade e competitividade. Outra questão a ser discutida é a simplificação normativa, a separação da legislação de CT&I das normas gerais da administração pública.

O primeiro Fórum do Consecti em 2011 foi realizado em Palmas nos dias 31 de março e 1º de Abril. Na ocasião foi criada pelo governador Siqueira Campos a FAPT - Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins.

Fórum tocantinense

A Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins e a Fundação de Amparo à Pesquisa estão organizando o Fórum Estadual de Ciência e Tecnologia que acontece no dia 21 de junho no Campus II da Faculdade Católica do Tocantins. No encontro serão abordados temas como Energias renováveis, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Agricultura e Pecuária, Saúde, Educação, Planejamento Urbano e Segurança Pública, Tecnologia da Informação e Comunicação, Inovação Tecnológica, e Logística.

Fonte: Ascom Sect