Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

No Tocantins, mais de 77,33% dos empreendedores individuais já entregaram a Declaração Anual de Rendimentos. O prazo limite para prestação de contas com a Receita Federal é nesta próxima terça-feira, 31.

O superintendente do Sebrae, Paulo Massuia orienta que os empresários devem estar dia com a receita, pois existe multa de 2% do valor dos tributos, caso não cumpram o prazo. “Se o empreendedor individual não realizar esta declaração, ficará com pendências na Receita Federal, podendo deixar de fechar muitos negócios e de emitir nota fiscal, pois não conseguirá comprovar sua regularidade”, afirma.

Marcos Jair, coordenador de Políticas Públicas do Sebrae explica que os empreendedores individuais que não fizerem a sua declaração no prazo estabelecido poderão perder os benefícios da Previdência, além de ter o seu registro cancelado. “Ressalto ainda que devem declarar empreendedores individuais que tiveram ou não rendimentos em 2010”,conclui o coordenador.

O empresário deve fazer a declaração na página da Receita na internet. Quem tiver dúvidas pode obter ajuda com o Sebrae em sua cidade ou pela central de atendimento (0800 570 0800). Os empreendedores podem ainda procurar um escritório de contabilidade cadastrado pela Receita Federal e que oferece o auxílio gratuitamente. A lista completa dos escritórios por unidade da federação pode ser encontrada na página da Fenacon na rede: (http://www.fenacon.org.br/empreendedor-individual.php?empreendedor=true).

Auxílio gratuito

O Sebrae-TO oferece aos empresários auxílio gratuito para fazer a declaração. A intenção é facilitar a elaboração do documento, que pode ser concluída em menos de 15 minutos. Desde o início do ano, consultores treinados atendem aos empreendedores. Para efetuar o procedimento, é preciso levar apenas a identidade e o valor total da receita bruta referente a 2010.

O horário de atendimento dos postos do Sebrae para fazer a declaração é de 8h às18h. Os locais podem ser conferidos pelo telefone 0800 570 0800.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae