Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Governo do Estado empossará nesta quinta-feira, 2, às 17 horas, no Palácio Araguaia, os membros dos Conselhos Estadual de Educação e Conselho Escolar Indígena.

Os conselheiros serão empossados para um mandato de dois anos. São órgãos consultivos, que tem a função de fiscalizar a aplicação dos programas da educação e sugerir medidas de melhoria.

Farão parte do conselho da Educação, por parte da Secretaria Estadual da Educação, os professores Cicinato Mendes da Silva e Maria Cristã Teixeira Mascarenhas e Martins; representantes de instituições de ensino superior, Luis Gustavo Mendes e Cecília Maria do Socorro Gonzaga Müller; representantes dos pais Maria José Aparecida Nunes e Rosa Helena Gabriel; representantes de professores do ensino superior Maria do Socorro Solino de Souza Sena;

Do Sintet – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins, Maurício Reis Sousa do Nascimento;

Da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Seccional do Tocantins, Darlan Gomes de Aguiar e do poder legislativo, Marciane Machado Silva e Tibúrcio Gabino de Sousa.

Para compor o Conselho Educação Indígena foram indicados Cassiano Sotero Apinajé, Silivan Oliveira Apinajé, Wagner Mairea Javaé, Ana Fátima Karaja,José Hani Karajá, Suiá Karajá, Augusto Pryxum Krahô, Rildo Wacamêrop Krahô, Eva Lima Karajá de Sousa, Edvan Guarany Silva, Bonfim Xerente, Márcio Xerente e Ivonete Gonçalves Ribeiro, representantes das etnias indígenas.

Já, os representantes não indígenas são: Orcídalia Martins Feitosa, representante da Secretaria da Educação; Maria José Aparecida Nunes e Maria Assi Santos de Oliveira, do Conselho Estadual de Educação; Manoel Conceição Malahani Karajá, da Associação dos Professores Indígenas; Leila de Souza, da Fundação Nacional do Índio; Jefter Chaves de Luiz Mendes, da Funasa; Francisco Edvirges Albuquerque, da UFT; Raquel Ribeiro Martins, do MEC e Eliane Franco Martins, do Conselho Indigenista Missionário.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seduc