Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp), Carlos Augusto de Oliveira, participou na tarde de ontem 1º de junho, de uma audiência na Procuradoria Regional do Trabalho.

Participaram da audiência a procuradora do Trabalho, Lilian Vilar Dantas, o assessor jurídico do Sisemp, Rodrigo Coelho, o secretário municipal de Saúde, Samuel Braga Bonilha, e a procuradora do município de Palmas, Moema Neri Ferreira.

Em outubro do ano passado o Sisemp, protocolou na Procuradoria do Trabalho Federal, um ofício denunciando as precárias condições do Posto de Saúde denominado “USF 612 SUL”, que apresenta sérios problemas estruturais como, ventilação inexistente, iluminação imprópria para as atividades, espaço físico inadequado para o atendimento de mais de 500 pessoas por dia.

Apresentava ainda móveis e utensílios enferrujados e quebrados, colocando em risco os trabalhadores; vazamento de água próximo ao sistema de ar condicionado, provocando rachaduras e acumulação de mofo e ácaros, situação que se agrava com o período chuvoso, apenas um bebedor para ser usado pelos funcionários e para demais usuários, sem o fornecimento de copos descartáveis e sem filtros apropriados, tornando o fornecimento impróprio para o consumo humano.

Durante a audiência ficou definido que o município disponibilizará imediatamente copos descartáveis suficientes para atender os trabalhadores e a população atendida na Unidade de Saúde da Quadra 612 Sul, e que o município terá que disponibilizar até o dia 08 deste mês o sistema de filtragem para o bebedor de água.

Ficou determinado ainda que o município terá que providenciar até o dia 8 deste mês a pintura dos locais afetados pelo mofo, a colocação de uma pia no consultório médico e providenciar no prazo de 90 dias a mudança da unidade de saúde da quadra 612 Sul para um imóvel adequado à prestação dos serviços.

Fonte: Ascom Sisemp