Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), através do Programa de Vigilância do Ar, (Vigiar) e a Guarda Metropolitana começam uma campanha de notificação educativa da população da Capital, para a prevenção e combate às queimadas. A ação, que vai durar uma semana, será deflagrada na segunda-feira, dia 6, às 8 horas, na Praça Central da Quadra 504 Sul, antiga Arse 51, onde vão se concentrar as equipes de trabalho.

“É imprescindível conscientizarmos as pessoas do quanto as queimadas domésticas fazem mal à saúde, para isso, capacitamos nossos agentes de Endemias, do Centro do Controle de Zoonoses, (CCZ), para abraçarem essa causa junto à Guarda Metropolitana”, justifica Samuel Bonilha, titular da Semus.

Aplicação da Lei

De acordo com Leônidas Alves de Castro, subinspetor e chefe de Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas, a notificação será educativa, mas, também terá caráter fiscalizador, pois as leis que proíbem as queimadas e a degradação do meio ambiente não são novas, datam de 1998 e 2001, respectivamente.

“A notificação será educativa, para conscientizar as pessoas dos danos e perigos oriundos dessa prática criminosa, mas, em caso de flagrantes, não deixaremos de aplicar a lei, com suas penalidades que variam de multas, até a detenção do infrator”, assegura o subinspetor Castro.

O prejuízo maior

Segundo Cláudio Flatin, coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da Semus, com o início da estação seca e aumento dos casos de queimadas, devido à baixa umidade do ar, aumenta em mais de 40%, a incidência de agravos respiratórios na população.

“A queima do lixo doméstico produz altas cargas tóxicas e cancerígenas na atmosfera. Essa ação danosa à saúde pública ataca principalmente os grupos mais sensíveis a tais mudanças climáticas, como crianças, cujo aparelho respiratório ainda está em desenvolvimento; idosos e alérgicos, asmáticos, além dos doentes crônicos”, justifica Flatin.

Dicas de bom procedimento

Acomodar em sacos plásticos, os detritos e folhas secas, da varrição dos quintais e passeios domésticos, para a recolhimento posterior pelo serviço de coleta pública de lixo. Essa é a conduta indicada pela Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Semus.

Segundo registros da Guarda Metropolitana, de junho à outubro do ano passado, 507 focos de incêndio urbano foram combatidos em Palmas. Para denunciar infratores e a existência de focos de incêndio, basta ligar 190.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus