Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Técnicos da Setas - Secretaria do Trabalho e da Assistência Social apresentaram na tarde desta quinta-feira, 2, os projetos de Economia Solidária para trabalhadores rurais durante o I Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Barrolândia.

Na reunião os trabalhadores conheceram mais a fundo os projetos de inclusão produtiva de Agroindústria, Apicultura, Fábricas de Temperos Caseiros, entre outros que trabalham com o extrativismo. A intenção da mostra foi despertar nos pequenos agricultores o interesse pelo associativismo e cooperativismo na geração de renda.

De acordo com o diretor de Inclusão Produtiva, Valter Frota os projetos de inclusão produtiva desenvolvidos pela Setas são realizados nos municípios de acordo com a demanda que as prefeituras ou associações solicitam. “É necessário que os produtores se organizem em forma de associação ou cooperativa e verifiquem qual a potencialidade do local antes de solicitar os projetos, ou as capacitações por meio dos nossos cursos, diante disso será verificada a viabilidade de implantação”. Ainda de acordo com Frota o governo do Estado deve implantar um macro projeto no Estado com ações da economia solidária que ampliem as possibilidades de geração de renda para as famílias principalmente oriundas de programas sociais.

O Fórum foi realizado pela Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Barrolândia, Sindicato Rural, Sebrae, Ruraltins, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para fazer diagnósticos a respeito da cadeia produtiva do mel, frutas a região e produtos oriundos do extrativismo a fim de encontrar soluções de gargalos de competitividade, aproveitamento e oportunidades de recursos no setor produtivo.

Fonte: Ascom Setas