Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Ilha no Rio Araguaia

Ilha no Rio Araguaia Foto: Seplan GO

Foto: Seplan GO Ilha no Rio Araguaia Ilha no Rio Araguaia

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semades em parceria com mais 23 instituições investe esse ano na 17ª Semana do Meio Ambiente tendo como foco principal a Biodiversidade e o Desenvolvimento Sustentável. A biodiversidade é algo que não faz parte de forma visível do nosso dia-a-dia e o desenvolvimento sustentável é um conceito que cabe muitas interpretações, mas ambos são fundamentais para sobrevivência humana no planeta Tterra. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, festejado em 5 de junho, e acontecerá em Palmas, de 6 a 10 de junho, com o lema “Cuidar da biodiversidade: um gesto que pode mudar o mundo”.

Para Divaldo Rezende, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para gestores, acadêmicos e população em geral participarem dos diferentes movimentos ambientais que fazem parte da programação. “Queremos envolver as pessoas nos assuntos que influenciam o nosso dia-a-dia, como a questão do Código Florestal, das mudanças climáticas, do lixo e da própria biodiversidade”, declarou.

As atividades serão distribuídas em diversos pontos da capital, a começar pela blitz educativa que percorrerá as universidades Ulbra, UFT, Unitins e Faculdade Católica do Tocantins, além do Festival de Filmes Ambientais que circulará em vários colégios estaduais. Haverá ainda as atividades multidisciplinares no Parque Cesamar, com caminhada ecológica, apresentação teatral, alerta sobre crimes ambientais e oficina de reciclagem com papel e garrafas pet.

Lançamento do Gesto

O destaque da Semana será o lançamento do GESTO - Sistema de Gestão de Unidades de Conservação do Tocantins, que acontece na ATM, na manhã do dia 7, na abertura oficial do evento. Segundo Marli Santos, superintendente de meio ambiente e florestas da Semades, o Gesto é o avanço mais significativo nos últimos anos sobre a gestão das Unidades de Conservação. “Com essa ferramenta [Gesto] é possível reunir as informações como localização geográfica, pesquisas e até expedientes administrativos, e isso facilita muito a gestão das Unidades”, avalia.

De acordo com Eliana Pareja, diretora de desenvolvimento sustentável e meio ambiente da Semades, esta edição da Semana do Meio Ambiente quer deixar como marca a descentralização da gestão ambiental do Estado, com a participação dos municípios do interior. “Aos poucos as prefeituras estão atendendo ao nosso chamado para desenvolverem políticas locais de desenvolvimento sustentável”, apontou. Segundo a diretora, os prefeitos de Taguatinga, Paraiso, Lajeado, Mateiros, Miracema e Marianópolis já demonstraram interesse em replicar algumas atividades da Semana em seus municípios, sendo que os dois últimos [Miracema e Marianópolis] também participam das atividades da Semana em Palmas.

Acesse a programação completa da 17ª Semana do Meio Ambiente, no site da Semades: http://semades.to.gov.br/conteudo/downloads/10

Confira a Programação:

Data: 06/06 (segunda-feira) | Blitz Educativa Universitária
Local: Universidades (9h - CEULP/ULBRA | 16h - UFT | 19h - Unitins | 20h30 - Faculdade Católica do TO)

Data: 07/6 (terça-feira) | Solenidade de Abertura
Local: Auditório da ATM (8h - Lançamentos do GESTO, do plano de comunicação do PACQTO, do II Concurso de Educação Ambiental de Palmas, do programa A3P nas secretarias de Palmas e da coleta seletiva nas quadras 404 e 904 Sul. E assinaturas do Termo de Cooperação referente ao Plano de Prevenção, Controle e Combate as Queimadas de Palmas e do Decreto Municipal de proíbe a utilização de sacolas de plástico no comércio de Palmas)

Data: 07/6 (terça-feira) | Seminário de “Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável”
Local: Auditório da ATM
13h30min-14h30min Credenciamento
I Painel: Biodiversidade e Mudanças Climáticas
14h30min-14h50min Impactos das Mudanças Climáticas no Sistema Energético
14h50min-15h10min Queimadas Rurais e Urbanas no Tocantins: Quais medidas para controlá-las?
15h10min-15h30min Programa de Controle das Queimadas no Tocantins – PACQTO
II Painel: Biodiversidade e Florestas
15h50min-16h10min Manejo Sustentável da Biodiversidade (Sistemas Agroflorestais)
16h10min-16h30min Pagamento por Serviços Ambientais
III Painel: Biodiversidade e Responsabilidade Socioambiental
16h50min-17h10min O Governo Federal no Contexto da Política Nacional de Resíduos Sólidos
17h10min-17h30min Responsabilidade e Mitigação dos Impactos Ambientais

Data: 08/6 (quarta-feira) | Festival de Filmes Ambientais ItinerantesLocal: Colégios Estaduais (9h - Duque de Caxias/Taquaruçú | 11h - CEM/Taquaralto | 15h -Frederico Pedreira/Centro | 17h - CEM Castro Alves/Norte)

Data: 09/6 (quinta-feira) | Atividades Multidisciplinares Ambientais
Local: Parque Cesamar (das 8h às 18h - Apresentação de vídeos ambientais e da peça teatral “Vivendo e Aprendendo” | Caminhada ecológica | Exposição de material predatório, animais empalhados e vídeos sobre crimes ambientais | Oficina de reciclagem com papel e garrafas pet)

Data: 10/6 (sexta-feira) | III Campanha Lixo & Cidadania
Local: Atacado Meio a Meio, Extra e Quartetto (das 13h às 20h)
Datas: 13/6 a 17/6 (segunda-feira a sexta-feira) | III Semana da Sustentabilidade da Rede Energia
Local: CELTINS (das 7h30 às 17h30 - Apresentação de vídeos ambientais, Quiz sobre a Política de Sustentabilidade, Sorteio de brindes e Ginástica laboral)

Fonte: Ascom Semades