Educação

Já chega a aproximadamente 3.388 o número de notebooks entregues pelo governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), aos educadores de toda a rede estadual de ensino tocantinense. Os últimos beneficiados foram os docentes do Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado no município de Itaguatins, na região do Bico do Papagaio, nesta última sexta-feira, 3, na presença do secretário responsável pela Seduc, Danilo de Melo Souza.

A entrega dos equipamentos ocorreu no auditório da prefeitura do município, após a apresentação artística de um grupo de alunos da Escola Municipal Santo Antônio da Cachoeira, que cantou o hino nacional brasileiro durante a abertura da reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Bico do Papagaio (Ambip), que teve como pauta a realidade da Educação da região do Bico. Participaram da cerimônia de entrega das máquinas, por consignação, o secretário Danilo de Melo, o presidente do Ambip e prefeito local, Homero Barreto Júnior, a diretora regional de ensino de Tocantinópolis, Luciana Gomes, e o secretário estadual Homero Barreto, da Secretaria-Extraordinária para Assuntos Legislativos.

No total, 19 novos notebooks foram repassados aos servidores da Educação estadual do município. Representando os beneficiados do Colégio Estadual Olavo Bilac, que foi visitado pelo secretário Danilo de Melo durante a passagem por Itaguatins, receberam as máquinas a diretora da unidade de ensino, Solânge Cristina Ferreira, a coordenadora pedagógica Maria Rodrigues Pereira, e as professoras Nilva de Sousa Miranda e Maria de Nazaré Araújo Neta.

Há 34 anos atuando no ramo, a coordenadora pedagógica Maria Pereira diz que do giz ao notebook, ela sente muito orgulho por estar vivenciando a evolução da Educação tocantinense. “Como eu sou do tempo do giz e do quadro negro, que foram substituídos pela caneta e pelo quadro branco; da época em que as provas eram feitas à mão, no papel carbono, que ficou para trás com a chegada do mimeografo, que virou velharia com a vinda das fotocopiadoras; posso afirmar que vivi todas as fases da educação do Estado. Agora é o período das novas tecnologias, dos microcomputadores, e me sinto honrada por receber uma máquina destas; isto é sinal de que o governo acredita na minha importância como educadora, na minha e na de meus colegas de profissão”, exaltou.

Fonte: Ascom Seduc