Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Neste ano de 2011 a Expoara - Exposição Agropecuária de Araguaina completa 43 anos de sucesso. Localizada no tatersal do Parque de Exposições Dair José Lourenço, a Expoara é responsável pela movimentação de milhões de reais em negócios todos os anos. A exposição gera centenas de empregos diretos e indiretos, proporcionando entretenimento e incentivando maciçamente o comércio e promovendo a cultura de Araguaina e região.

Com o slogan “O evento de quem produz!” a festa que agita Araguaina e região teve início no último dia 2 e prossegue até dia 12, conta com 120 estandes de diversos segmentos. De acordo com o presidente do SRA - Sindicato Rural de Araguaina Wanderley Araújo Filho, para a realização já foram investidos mais de 1,2 milhão e a expectativa é de atrair cerca de 250 mil visitantes e gerar R$ 35 milhões em negócios. “Até o momento a Expoara está superando nossas expectativas, acredito que estes números possam ser maiores até o final da exposição”.

Realizada na manhã de ontem, a Cavalgada de Araguaina é considerada um evento cultural e turístico único na história da cidade. Sempre no primeiro domingo da Expoara, a Cavalgada, que está em sua 23º edição, reuniu cerca de cinco mil participantes, entre cavaleiros e amazonas, e um público de mais de 80 mil pessoas durante todo o percurso. Este ano, a trajetória foi de 5 km, saindo da BR-153 pela Avenida Cônego João Lima até a Praça das Bandeiras seguindo até a Avenida Filadélfia, encerrando em frente à CONAB.

É um espetáculo que começou tímido, em 1988 como meio de confraternização entre agropecuaristas e peões, mas cresceu ao longo dos anos firmando-se como o maior do gênero no mundo. Impressiona a tal ponto pela animação, cores e grandiosidade, que arrasta multidões às ruas da cidade no domingo pela manhã em que é realizado. Com 29 comitivas de Araguaína e de municípios vizinhos, composta por sindicatos rurais, fazendas, empresas do ramo agropecuarista marcaram presença, demonstrando a importância do evento. Por mais de quatro horas, com o espectador em um ponto fixo, os participantes desfilam à sua frente.

Para a dona de casa Milena Rodrigues a cavalgada é um programa de toda a família há cinco anos. “Participamos desde que me mudamos para Araguaina, hoje além do meu marido e das minhas duas filhas, estão aqui minha irmã e minha sobrinha, que são de Filadélfia para participar pela primeira vez. Chegamos cedo para escolher um bom lugar para ver bem de perto. Gosto da movimentação, do agito, de ver os cavaleiros e as amazonas, e dos cavalos, claro”, completou.

Programação

A programação da Expoara continua e até domingo haverá shows nacionais, além de diversos cantores regionais; quatro leilões de elite; dois shoppings de animais; escolha da rainha da festa (Garota Expoara); rodeio profissional; julgamento de raças, palestras técnicas específicas e torneios leiteiros. Nesta segunda será a abertura da VI Semana do Produtor Rural e a VI Semana Tecnológica da Expoara, com palestras e demonstrações do uso das tecnologias na suinocultura, avicultura, piscicultura, apicultura, pecuária, fruticultura e horticultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro