Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A deputada Josi Nunes (PMDB) ressaltou a importância da Educação, como base de sustentação para a solução de todos os problemas como violência, drogas, preconceitos, desigualdades, durante a sessão desta terça-feira, dia 7.

“Não podemos fechar os olhos diante de tantas barbaridades envolvendo crianças, adolescentes e jovens. É preciso que atitudes sejam tomadas”, salientou a peemedebista.

Como educadora, Josi frisou que a bandeira da educação é uma das principais causas abraçadas por ela ao longo desses 13 anos como representante do povo nesta Casa de Leis.

A deputada relacionou diversos passos que carecem de atenção, como as “leis que regem a educação, a reforma curricular, a formação da comunidade escolar, a implantação do sistema de escolas em redes, a não-aceitação de propostas pedagógicas que fogem à nossa realidade brasileira, o reconhecimento da diversidade cultural, o multiculturalismo, o resgate dos valores humanos”.

Ela enfatizou que o mais importante é não esquecer o papel fundamental do professor. “Tudo começa com a valorização que vai desde a questão financeira, condições dignas de trabalho até, principalmente, o reconhecimento profissional”, explicou.
Josi Nunes destacou também que, no quesito humanização, “nada pode substituir a interação entre o que ensina e aquele que aprende e vice-versa”.

A líder peemedebista ainda solicitou ao presidente o registro, nos anais da Casa, do artigo “Educar para Transformar”, publicado no último dia 3, pelo Jornal do Tocantins, escrito pela pedagoga especialista em Administração Educacional e Mestre em Educação Intercultural, Heliane Concesso.

Fonte: Dicom AL