Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Auro Giuliano

O secretário estadual de Habitação, Igor Avelino, abriu na tarde desta segunda-feira, 06 de junho, o recadastramento de 5 (cinco) mil lotes no setor Jardim Taquari, em Palmas. A ação será realizada até o próximo dia 18, nas seis quadras de responsabilidade administrativa do Governo do Estado: T20, T21, T22, T30, T31 e T32. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, e sábado das 8h às 12h, na Feira Coberta do bairro.

Segundo o secretário Igor Avelino, a equipe da Sehab está mobilizada para propor soluções aos moradores do Taquari. “Nós queremos que idosos, deficientes e pessoas sem condições financeiras tenham direito a moradia. Queremos colocar ordem. Venham recadastrar, chame o seu vizinho”, disse.

Sobre o medo dos moradores de perder os lotes, o secretário esclareceu: “O Estado não vai tirar casa de ninguém que precisa. Agora, malandro que quer ganhar dinheiro às custas de quem precisa de moradia vai perder. Os malandros que invadem e vendem lotes para terceiros, terão de se explicar para a polícia. Queremos a ajuda de vocês, gente de bem, nesse recadastramento. Nós voltaremos aqui depois para entregar os títulos, que vão assegurar o direito de vocês.”

“Essa foi a verdade que eu esperava escutar há quatro anos. Espero que realmente consigam resolver os problemas dos lotes no setor”, disse a moradora do bairro, Maria Dias Andrade, de 59 anos, depois do breve discurso feito pelo Secretário.

Após a abertura do recadastramento, Igor Avelino conversou e esclareceu as dúvidas dos moradores do setor que aguardavam atendimento.

Atendimento

O subsecretário de Regularização Fundiária e Urbana, Gláucio Barbosa, garantiu aos presentes que não é preciso tumulto porque todos serão recadastrados. O atendimento é realizado por ordem de chegada e distribuição de senhas. Os idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais estão sendo dispensados atendimentos preferenciais.

Adalgiza Bezerra de Lemos, 65 anos, moradora do bairro desde 2005, disse que o atendimento foi rápido e que gostou dos servidores da Secretaria terem ido até o Taquari. “Estou louvando a Deus e agradecendo. Só alegria. O Governo deu os lotes e o povo faz esse rolo todo. Estive sempre na Secretaria conversando e perguntando sobre o meu lote, por isso, vim no primeiro dia. Com a entrada desse novo Governo vai ser tudo regularizado”, disse Adalgiza.

Os proprietários de imóveis no local devem apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de nascimento ou casamento, Certidão de nascimento dos filhos, Título de Propriedade, Contrato do imóvel, Procuração pública, Cessão de direitos, Contrato de aluguel, Nota fiscal de compra de material de construção, comprovante de conta da Celtins e Saneatins. No local, uma equipe da Sehab está tirando cópias dos documentos para quem não pôde levar as xérox junto aos originais.

Fonte: Ascom Sehab