Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), através do Programa de Vigilância do Ar, (Vigiar),a Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros, Naturatins e Defesa Civil fazem notificação educativa da população residente na zona rural,da Capital, para a prevenção e combate às queimadas. A ação será nesta quarta-feira, dia 8, a partir das 8 horas, em chácaras,assentamentos e fazendas. As turmas de trabalho vão se concentrar no Paço Municipal, de onde partem para a zona rural, distribuídas em15 equipes.

De acordo com Leônidas Alves de Castro, subinspetor e chefe de Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas, a notificação será educativa, mas, também terá caráter fiscalizador, pois as leis que proíbem as queimadas e a degradação do meio ambiente não são novas, datam de 1998 e 2001, respectivamente.

“A notificação será educativa, para conscientizar as pessoas dos danos e perigos oriundos dessa prática criminosa, mas, em caso de flagrantes, não deixaremos de aplicar a lei, com suas penalidades que variam de multas, por fração ou por hectare de terra queimado, até a detenção do infrator”, assegura o subinspetor Castro.

Segundo registros da Guarda Metropolitana, de junho à outubro do ano passado, 600 focos de incêndio, nas zonas rural e urbana foram combatidos em Palmas.Para denunciar infratores e a existência de focos de incêndio,basta ligar 190.

Os males da combustão

Conforme Cláudio Flatin, Coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da Semus, com o início da estação seca e aumento dos casos de queimadas, devido à baixa umidade do ar, aumenta em mais de 40%, a incidência de agravos respiratórios na população, provocando uma superlotação nas unidades de saúde da Capital.

“A queima produz altas cargas tóxicas e cancerígenas na atmosfera.Essas ações danosas à saúde pública atacam principalmente os grupos mais sensíveis a tais mudanças climáticas, como crianças,cujo aparelho respiratório ainda está em desenvolvimento; idosos e alérgicos, asmáticos, além dos doentes crônicos”, explica Flatin.

Dicas para destinação de resíduos

Segundo a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Semus:

* Detritos e folhas secas, da varrição dos quintais podem ser recolhidos e misturado são esterco. O resultado é um excelente composto orgânico, para utilização em hortas;

* Materiais recicláveis podem ser juntados em sacos plásticos e entregues em postos de coleta que estão sendo implantados na Capital;

* O lixo orgânico deve ser enterrado em buracos cavados na terra.

Fonte: Ascom Semus