Meio Ambiente

O secretário estadual da Segurança, Justiça e Cidadania, João Costa Ribeiro Filho participou, na manhã desta terça-feira, 7, da Solenidade de Abertura da 17ª Semana do Meio Ambiente do Tocantins e 6º Semana do Meio Ambiente de Palmas. O evento teve início às 8 horas, no Auditório da Associação Tocantinense dos Municípios – ATM.

Com o tema “Cuidar da Biodiversidade: um gesto que pode mudar o mundo”, o evento visa celebrar o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A programação teve início com uma Blitz Educativa Universitária, dia 6, e se estenderá até o dia 17, com a III Semana da Sustentabilidade da Rede Energia.

A solenidade de abertura foi marcada por um “Culto Ecumênico”, aos quais representantes de várias religiões falaram sobre a importância da preservação. Osmar Casa Grande, representante espírita, deu início ao pronunciamento, enfatizando que, “Somos responsáveis pelo que realizamos no universo. Só depende de nós o mundo que temos e o mundo que vamos ter”, afirmou.

O Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, descreveu em sua fala que estamos entrando em uma nova era. Relatou também, que já foram realizadas quatro Campanhas da Fraternidade voltadas para a conscientização e preservação da terra, rios e matas. “Padre Cícero escreveu 10 preceitos para que o sertanejo tenha água e comida e se eles não forem seguidos ,o sertão vai virar um deserto só”, disse.

Segundo Dom Pedro Guimarães, um dos preceitos do Padre Cícero é “Não derrube a mata e nem mesmo um pé de pau; não coloque fogo; não se deve caça animal e deixe o bicho solto; faça um sistema na sua casa para guardar a água da chuva; represe os riachos de 100 em 100 metros; plante a cada dia pelo menos um pé de árvore e aprenda a tirar proveito das plantas”, descreveu.

Para o Secretário, João Costa, o evento é de extrema importância. “É necessário que toda sociedade se envolva em campanhas como essa. A Semana conscientiza as pessoas quanto as necessidades de cuidar mais e com responsabilidade da natureza”, disse.

Fonte: Ascom SSCJ