Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A saída de Antonio Palocci do cargo de ministro-chefe da Casa Civil teve conseqüências também na efetivação das indicações dos cargos federais no Tocantins.

A lista com os nomes dos indicados pelos deputados federais da base governista, senadores e ainda pelo PT que teve espaço nas indicações já está na Casa civil mas ainda sem previsão de nomeação.

Em entrevista ao Conexão Tocantins o deputado Ângelo Agnolin (PDT) afirmou que ainda deve demorar um pouco mesmo com a posse da nova ministra Gleisi Hoffmann.

Não há problemas com relação aos nomes escolhidos nem sobre cotas de indicações, segundo o parlamentar. “Não há nenhuma sinalização contrária ao que foi decidido são só trâmites burocráticos”, disse o deputado.

Agnolin ficou com a indicação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM); Delegacia Regional do Trabalho (DRT); Valec Engenharia, Construções e Ferrovias; e Fundação Nacional de Saúde Indígena.

César Halum (PPS), mesmo sinalizando apoio para o governo federal e integração ao novo partido PSD não foi incluído nas indicações, conforme as informações. O parlamentar chegou a iniciar conversa com o governo sobre o assunto.

PT

Pelo fato de não ter nenhum parlamentar federal eleito o PT foi o pivô das críticas no processo de escolha para tais indicações. O partido chegou a se pronunciar discordando da metodologia da bancada de dividir os órgãos por parlamentares e não por partido. Esse método segundo o partido “prioriza as personalidades em detrimento das instituições partidárias”.

O partido ficou com as indicações do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), InstitutoChico Mendes, Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Indicações

O deputado federal Laurez Moreira (PSB) ficou com a indicação da superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Energias Renováveis (Ibama).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ficaram com o deputado federal Lázaro Botelho (PP).

O senador Vicentinho Alves (PR) indicou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); Infraero, a Administração das Hidrovias Tocantins e Araguaia (Ahitar) e o Banco da Amazônia.

Já Júnior Coimbra do PMDB ficou com as indicações do Dataprev, DFA, Conab e Funasa que ele deixou à cargo de indicação da bancada estadual do partido.

Já o senador João Ribeiro indicou o petista Darci Coelho no MDA, Raimundo Nonato Frota Filho na superintendência da Caixa além do superintendente do Dnit, Amauri Souza Lima, e ainda o superintendente da Polícia Rodoviária Federal.