Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

No final da tarde desta última quinta-feira, 9, o Coral Estudantil Mil Vozes do Tocantins, projeto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) formado por alunos de unidades de ensino federal, estadual, municipal e particular de Palmas, deixou admirados os que puderam prestigiar o primeiro ensaio do grupo nas escadarias do Palácio Araguaia, mesmo local onde, no dia dois de agosto, os pequenos cantores irão oferecer um grande espetáculo, durante a Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit).

A Estudante do 2º ano integrado com a formação técnica em informática do Colégio Militar de Palmas, Dayelle Elias Amaral, de 16 anos, se diz muito feliz com a oportunidade que está tendo de integrar um grupo tão rico em diferenças, mas que têm um mesmo foco: a música. “Eu sempre amei cantar, mas é a primeira vez que entro para um grupo de canto, e não é um grupo qualquer, pois somos mais de mil juntos”, declarou.

Para alguns destes alunos, conviver com a música no ambiente escolar é algo que ainda deslumbra, como é o caso de Ramon Freitas da Silva, de 10 anos, que cursa o 6º ano no Colégio Estadual de Ensino Integral Rachel de Queiroz, inaugurado em março. “Gosto de cantar, mas nunca tive aulas. Em casa canto o dia todo; quem sabe consigo aprender bem e me tornar um cantor de verdade; né?! Só sei que estou muito feliz por estar aqui”, afirmou, sorridente.

Secretário acompanha

Presente durante a apresentação, o secretário de estado da Educação, Danilo de Melo Souza, afirmou que o projeto emociona por gerar a aproximação entre um grupo tão diversificado de alunos, que apesar de viverem em realidades muitas vezes distintas, são capazes de se integrar e realizar um bonito trabalho artístico juntos. “Este projeto é essencial como elemento de formação destes meninos e destas meninas, pois apresenta valores importantes e estimula o conhecimento estético e sócio-emocional de cada um deles”, ressaltou.

Outro secretário de estado presente foi o de Comunicação, Arrhenius Naves, que se dizia sem palavras para descrever o que sentia durante o ensaio. “O Coral Mil Vozes me fez arrepiar o tempo todo; não sei se consigo explicar bem o que sinto, mas acho que uma palavra descreve bem o que este grupo é: impressionante”, destacou.

Novos ensaios

Com o objetivo de proporcionar integração entre as unidades escolares da Capital, aproximar os estudantes do universo musical e, também, intensificar o contato dos alunos com a música, o Mil Vozes possui um repertório variado, fruto, principalmente, da metodologia de ensino integral, que insere a arte no dia-a-dia dos estudantes do Tocantins.

A maioria dos ensaios do Coral ocorre em cada unidade de ensino participante, porém, outras três pré-apresentações, como a realizada, estão previstas, conforme explica a superintendente de Educação de Tempo Integral da Seduc, Cleudemar Abreu Lopes. “O Mil Vozes voltará às escadarias do Palácio nos próximos dias 16 e 22 de junho, para novamente ensaiarmos com todos juntos e acertamos alguns detalhes, como os de posicionamento dos alunos, por exemplo. Já no dia 1º de agosto, véspera a apresentação deles na Flit, o ensaio-geral será em uma unidade de ensino, pois a Praça dos Girassóis já estará repleta de atividades da Feira”, revelou.

Fonte: Ascom Seduc