Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A dona de casa Maria José Pereira Carvalho deixou os seus afazeres domésticos nesta sexta-feira, 10, e foi à escola Estadual Liberdade, em Palmas, assistir a apresentação de sua neta Maria Gabriela, de 8 anos, em mais um Dia Temático, em que a família participa das atividades da escola.

Maria José disse que tem orgulho da escola e do desempenho da filha, que dançou quadrilha na festa junina e participou do casamento matuto. Também houve um desfile retratando os frutos do cerrado como a mangaba, o murici, a cagaita, o cajuí, entre outros, enquanto os alunos apresentavam as frutas, uma professora ia explicando como o produto é utilizado na cozinha brasileira.

A estudante Paloma Alves, 7 anos, aluna do 2º ano, foi à escola com figurino caipira, não dançou quadrilha, mas aprendeu mais sobre o folclore brasileiro. Julyane Lopes de Oliveira, 10 anos, aluna do 5º ano, frisou que gosta da professora, de Matemática e aprecia quando há atividades diferentes na escola porque é uma oportunidade de conversar com colegas de outras turmas.

A professora Anezelia Pinto de Araújo observou que os alunos estavam mais motivados para fazerem as tarefas diárias depois da preparação para a quadrilha junina. Só participava quem já tinha estudado para a prova. Anezelia contou que atividades como esta ajuda os alunos a trabalharem a inibição, porque estão se apresentando para pais, outros professores e convidados.

Outras atividades foram realizadas no Dia Temático, como a elaboração de um mural de fábulas, com contos lidos e reescritos pelos alunos, elaboração de um painel que retrata festas juninas, com aspectos folclóricos dos santos: Antônio, festejado em 13 de junho; João, em 24 de junho e Pedro, festejado em 29 de junho, as crendices sobre o santo casamenteiro, advinhas.

A quadrilha junina da Escola Estadual Liberdade foi organizada pela professora Tereza Cristina Fernandes, uma paraibana, que por onde passa compartilha a cultura da cidade do Maior São João do Mundo, Campina Grande, Paraíba.

Fonte: Ascom Seduc