Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Ainda faltam 485 dias para as Eleições de 2012, quando, no dia 7 de outubro, serão escolhidos os vereadores, vice-prefeitos e prefeitos para 139 municípios tocantinenses. Todos estes números devem ser levados em conta durante o planejamento para as Eleições.

Fruto de um bom planejamento, a Justiça Eleitoral tocantinense alcançou outros importantes números durante as últimas Eleições: tivemos o primeiro município a totalizar a apuração de urnas com São Félix do Tocantins e a primeira capital brasileira a apurar todos os votos. Toda a apuração do estado foi concluída em apenas seis horas no 1º turno.

De acordo com o Coordenador de Suporte e Infra-Estrutura, Valdenir Júnior "ainda mais importante que a agilidade, é a segurança e a transparência de todo o processo de apuração" afirma. Este é apenas um dos aspectos debatidos durante o terceiro dia de Planejamento para as Eleições 2012. Foram ainda discutidos os processos de Votação, Cadastro de Eleitores e Infra-Estrutura Tecnológica para as Eleições.

Divididos em grupos de trabalho, servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação revisam os projetos das últimas Eleições baseados nas sugestões de melhorias dos relatórios de Avaliação das Eleições 2010, na pesquisa de satisfação realizada durante o pleito eleitoral e outros indicativos. “Todo ano aprimoramos o processo eleitoral. Vemos as deficiências, o que foi positivo e vamos aperfeiçoando o trabalho” afirma Valdenir Júnior.

Na próxima semana serão realizados outros dois encontros onde devem ser programados os Registros de Candidatura e a Logística dos Cartórios Eleitorais, este último, com a participação de representantes das 35 Zonas Eleitorais tocantinenses.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ TRE