Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Associação Palmas Hip Hop, em parceria com a Superintendência Estadual de Ações Sobre as Drogas realiza a partir desta segunda-feira, 13, debate sobre o consumo de álcool com jovens de escolas da rede municipal e estadual de Palmas. A ação integra a programação da X Semana Nacional e IX Semana Estadual de Ações sobre Drogas, que se estende até o dia 21 de junho.

A primeira escola a receber a é o Centro de Ensino Médio Castro Alves, na 307 Norte, a partir das 19h. Na terça-feira, 14, o debate acontecerá na Escola Municipal Maria Júlia, no Aureny III às 8h, na quarta-feira, 15, será no Colégio Estadual Frederico Pedreira, na 106 Sul, às 8h e 14h.

Na ocasião será exibido o videoclipe “Um brinde”, do grupo de rap Inquérito, de São Paulo, que mostra desde o plantio da cana de açúcar, a fabricação do etanol que abastece os carros, os derivados como o açúcar e os malefícios que a ingestão abusiva da bebida pode causar. Além do vídeo serão apresentados dados sobre o assunto para subsidiar o debate com os jovens.

Para o presidente da Associação, Marcos Antônio Silva a ação é importante e necessária. “Sempre se discute sobre as drogas como o crak e cocaína, mas temos em nosso meio o álcool que é uma droga lícita e que tem sido consumida em excesso principalmente por adolescentes, além de ser a porta de entrada para outras drogas mais fortes. Queremos chamar a atenção desses jovens e mostrar que dá pra se divertir de sem precisar do álcool”, destacou.

Dados

Segundo dados do Ministério da Saúde cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem por ano em conseqüência do consumo inadequado de álcool, sendo que cerca de 320 mil são jovens de 15 a 29 anos de idade morrem devido ao consumo de bebida.

Ainda segundo a pesquisa o álcool é influencia cerca de 30 % dos casos de violência contra as mulheres , 80 % dos casos de violência doméstica, 25% dos casos de homicídio e 50 % dos casos de suicídio no Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Palmas Hip Hop