Estado

A Defensoria Pública do Tocantins, por meio do Núcleo Especializado de Atendimento à Pessoa Idosa – NEAPI, realizará às 8h30 desta terça-feira, 14, um evento alusivo ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra Pessoa Idosa.

A ação acontecerá no Núcleo Regional da Defensoria em Palmas e a abertura será feita pelo defensor público geral, Marcello Tomaz de Souza.

Voltado para as pessoas idosas e assistidos da Defensoria Pública, o evento tem como objetivo divulgar os serviços efetivados pelo Núcleo Especializado de Atendimento à Violência contra Pessoa Idosa e divulgar o retrato parcial das maiores incidências relacionadas à violência praticada às pessoas idosas, com foco para mobilização e sensibilização para garantia dos direitos do idoso.

Os dados serão apresentados pelo defensor público e coordenador do NEAPI, Freddy Alejandro Antunes.

Às 9h30, será feito atendimento e acompanhamento no campo sociojurídico às famílias assistidas pela Defensoria Pública em Palmas, trabalho realizado pelos assistentes sociais do Núcleo.

NEAPI

O Núcleo Especializado de Atendimento à Pessoa Idosa tem como missão prestar orientação e atendimento jurídico, social e psicológico às pessoas idosas vítimas de violência e às suas famílias, por meio de atendimento especializado e ações de prevenção da violência.

Para tanto, dispõe de equipe técnica composta por Defensor Público, Psicólogo, Assistentes Sociais e Estagiários das áreas. Localizado em Palmas, o Núcleo presta serviços como: acompanhamento de denúncias e reclamações, sobre quaisquer formas de discriminação, desrespeito, maus-tratos e violência contra pessoa idosa e encaminha a rede de proteção ao idoso; aplicação de métodos e técnicas de mediação que busquem soluções pacíficas para os conflitos; e mobilização social junto à sociedade com foco na prevenção e erradicação da violência e preconceito contra pessoa idosa.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Defensoria Pública