13/06/2011 07h45 - Atualizado em 13/06/2011 09h41

Nuvem de cinzas cobre Argentina e Uruguai e cancela voos no Brasil

Nove aeroportos brasileiros cancelaram decolagens para o Cone Sul.
Situação no Brasil é tranquila, diz Infraero. Guarulhos tem mais problemas.

Do G1, em São Paulo

A nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue voltou a cobrir nesta segunda-feira (13) o espaço aéreo da Argentina e do Uruguai, cobrindo as capitais do dois países, Buenos Aires e Montevidéu.

A informação foi divulgada pela Força Aérea Brasileira conforme novo boletim do Volcanic Ash Advisory Centres, o centro responsável por monitorar o vulcão no Cone Sul. O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) do Brasil informa que está monitorando atentamente a evolução do quadro pela proximidade com a região Sul do país.

Na semana passada, a nuvem cobriu parcialmente o Sul do país, provocando o fechamento de aeroportos em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.

Devido ao aumento da nuvem sobre Argentina e Uruguai, as companhias aéreas TAM e Gol cancelaram os voos nesta manhã que tivessem como origem e destino Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. A Gol também cancelou voos para Rosário, na Argentina.

As companhias Copa Airlines e American cancelaram seus voos para Montevidéu, informaram funcionários de operações do Aeroporto Internacional de Carrasco, na capital uruguaia. Por outro lado, o site do aeroporto internacional de Barajas, em Madri, dava conta do cancelamento de um voo que devia partir para Montevidéu na noite deste domingo.

A Aerolineas Argentinas e a Austral informaram em seu site que foram cancelados todos os voos a partir das 22h de domingo. Os cancelamentos abrangem voos regionais e internacionais.
 

nuvem fumaça (Foto: Reprodução/TV Globo)Na sexta-feira, nuvem cinzenta do vulcão encobriu
o Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/TV Globo)

Voos no Brasil
No Brasil, a situação nos aeroportos está tranquila, segundo a Infraero. Até as 7h desta manhã, apenas 13 voos dos 414 previstos no país até o horário haviam sido cancelados. Outros 19 tiveram atrasos de mais de uma hora ou estavam atrasados.

O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, é o que teve o maior número de voos cancelados até o momento; foram 3 dentre os 25 voos previstos. Outros quatro sofreram atrasos. O aeroporto opera por instrumentos por causa da neblina e alguns voos estão sendo desviados.

Em Congonhas, na Zona Sul da capital, 19 voos ocorreram até as 7h e nenhum foi cancelado, diz a Infraero.

Os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, tiveram cada um dois voos cancelados dentre os 13 previstos em cada aeroporto. Os aeroportos de Vitória (ES), Teresina (PI), Recife (PE), Palmas (TO), Curitiba (PR) e Belém (PA) tiveram um voo cancelado cada um com destino ao exterior.

Porto Alegre

O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, opera visualmente nesta manhã. Três voos da Gol procedentes de Montevidéu, Rosário e Buenos Aires foram cancelados. As partidas da tarde ainda estão previstas.

A Gol disponibilizou a Central de Relacionamento pelo número 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina), e 5098-2403-8007 (Uruguai). Os clientes da TAM devem ligar para a Central de Atendimento antes de se dirigir ao aeroporto ou para remarcar seus voos através dos números 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades), informou a companhia.

Para clientes de outras localidades que viajariam até Buenos Aires, a TAM disponibilizou os seguintes telefones: 0810-333-3333 (Argentina), 56-2-6767-900 (Chile), 595-21-659-5000 (Paraguai) e 000-4019-0223 (Uruguai).

Infográfico vulcão Puyehue - versão 1 (Foto: Arte / G1)
Shopping
    busca de produtoscompare preços de