Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação/Secult Secretária da Cultura do Tocantins, Kátia Rocha, falou aos presentes sobre o processo de Indicação Geográfica (IG) do artesanato em capim dourado, que está em andamento Secretária da Cultura do Tocantins, Kátia Rocha, falou aos presentes sobre o processo de Indicação Geográfica (IG) do artesanato em capim dourado, que está em andamento

Circulação de agentes e produtos culturais entre os estados brasileiros foi a primeira pauta do segundo dia de trabalho do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais e Dirigentes de Cultura, ocorrido na cidade de Gramado (RS) no último fim de semana. O intercâmbio de gestores e experiências culturais foi amplamente debatido entre os representantes de 20 estados brasileiros.

A Secretária da Cultura do Estado do Tocantins, Kátia Rocha, ressaltou a relevância de se conhecer mais sobre a cultura interfronteiras, bem como a troca de experiências políticas culturais. Na oportunidade, a secretária compartilhou na plenária sobre o processo de Indicação Geográfica (IG) para o artesanato da região do Jalapão.“O processo da concessão da IG, que corre no Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI), se encontra em fase final. Segundo o presidente do INPI, ainda em julho será concedida a IG para a região do Jalapão. Além de desenvolvimento sustentável, será possível proteger a identidade do artesanato tocantinense, uma forma de valorização do nosso produto e também da nossa cultura regional”, disse, acrescentando ainda a iniciativa da Secult - Secretaria Estadual da Cultura em busca de parcerias como o Sebrae para a qualificação da mão-de-obra artesanal para o produto tocantinense.

Além de discussões internas da entidade, a segunda pauta contou com a participação do secretário executivo do Ministério da Cultura (Minc), Vitor Ortiz, que expôs temas sobre ações do MinC para as secretarias da Cultura do Brasil, como os Microprojetos Culturais, formulação de novas políticas públicas de cultura e o Sistema Estadual de Cultura. “O Sistema Estadual de Cultura, seguindo o exemplo de outras áreas como a saúde e educação, traçará uma diretriz para a promoção da cultura, selando um acordo entre todos os estados de forma a ter uma maior representatividade no âmbito de política cultural e orçamentária”, afirmou Ortiz.

A integração com o MinC e o debate sobre as políticas públicas federais para a cultura encerraram a segunda reunião extraordinária do Fórum Nacional de Secretários Estaduais e Dirigentes de Cultura.

Fonte: Secom