Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Jornalista Dhenia Gerhardt apresenta o TCE Notícia finalista na categoria

Jornalista Dhenia Gerhardt apresenta o TCE Notícia finalista na categoria "Programa de TV Regional" Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Jornalista Dhenia Gerhardt apresenta o TCE Notícia finalista na categoria Jornalista Dhenia Gerhardt apresenta o TCE Notícia finalista na categoria "Programa de TV Regional"

O Tribunal de Contas do Tocantins é finalista em três categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Os vencedores serão premiados durante o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (CONBRASCOM), que se realiza entre 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro. Nesta edição, o TCE/TO é o único representante das cortes de contas do País classificado entre os finalistas.

Na categoria Programa de TV Regional, concorre o “TCE Notícia”, já o “Minuto TCE” disputa como melhor Programa de Rádio. O Tribunal de Contas do Estado também é finalista na categoria Projeto Institucional, com o “Agenda Cidadã”.

Para o assessor de comunicação do TCE, Lauri Meyer, estar entre os finalistas demonstra o resultado do trabalho de toda a equipe da Ascom do TCE “e aponta que estamos no caminho certo. Planejamos ações de comunicação interessantes para a sociedade, com um Tribunal de Contas mais transparente”, destaca.

A lista dos finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça pode ser conferida no site http://www.conbrascom.org/2011/06/lista-finalistas-premio-nacional-de-comunicacao-e-justica/. Puderam concorrer as assessorias de comunicação de órgãos ligados à Justiça de todo país, como Defensorias, Ministério Público, Procuradorias da República, Tribunais Superiores e Tribunais de Justiça, além dos Tribunais de Contas.

Trabalhos inscritos

O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, dividido em 20 categorias, está na nona edição. Este ano, recebeu um total de 178 trabalhos, batendo recorde de inscrições. A premiação é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, FNCJ.

Projetos finalistas:

TCE Notícia

Com duração média de 5minutos cada edição, o TCE Notícia é veiculado quinzenalmente na emissora púbica (Redesat) e no site do TCE. Estreou em 16 de abril de 2010, divulgando as decisões tomadas nas sessões das Câmaras e do Pleno e outras iniciativas do TCE/TO. Tem como finalidade esclarecer o papel da Corte de Contas, além de conscientizar e sensibilizar os cidadãos sobre a importância do exercício da cidadania e do controle social, entendido como a fiscalização do dinheiro público exercida pela sociedade. Todas as edições são coordenadas e aprovadas pela equipe da Assessoria Comunicação Social.

O TCE Notícia também é publicado no site do Tribunal, no endereço www.tce.to.gov.br/sitephp/?pg=TCEnoticia/index e no youtube

Minuto TCE

Veiculado três vezes por semana, nas 50 rádioscomunitárias do Tocantins e na 96 FM, com duração de 1 minuto, divulga as decisões tomadas nas sessões das Câmaras e do Pleno, bem como outras iniciativas do Tribunal, a exemplo da Ouvidoria e dos serviços prestados à sociedade. Lançado em 13 de abril de 2010, o programa adota perfil jornalístico, levando à comunidade a missão do Tribunal, além de conscientizar e sensibilizar os cidadãos sobre a importância do exercício da cidadania e do controle social. Todas as edições são idealizadas, coordenadas e aprovadas pela equipe da Assessoria Comunicação Social (Ascom) do Tribunal. O Minuto TCE também é publicado no site do Tribunal, no endereço http://www.tce.to.gov.br/sitephp/?pg=minutoTCE/index.

Projeto Agenda Cidadã

O Projeto Agenda Cidadã – Inclusão Digital com Responsabilidade Social é resultado de um convênio firmado entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. A iniciativa visa promover a formação e capacitação da sociedade, bem como dos técnicos e gestores públicos, de forma a contribuir para o efetivo exercício da cidadania.

Os principais objetivos do projeto são facilitar o acesso da população às tecnologias da informação, desenvolver mecanismos de controle social sobre as ações governamentais, estimular a sociedade a avaliar a efetividade das ações de governo e os alcances sociais, bem como minimizar os procedimentos que incitam a corrupção, quando no trato dos recursos públicos. Todos os municípios participantes receberam equipamentos eletrônicos e kits contendo material educativo sobre diversos temas.

Os cursos e capacitações são levados até os municípios por meio do Programa de Formação de Agentes Públicos, FORMAP. As tele-aulas, gravadas pelos próprios técnicos do TCE, foram distribuídas aos municípios beneficiados em formato de DVD e disponibilizadas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, na plataforma moodle.

Fonte: Assessoria de Imprensa TCE-TO