Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foram abertas oficialmente às 9 horas desta segunda-feira, 13, a XIII Semana Nacional e a IX Semana Estadual Sobre Drogas, no auditório da Faculdade Dom Orione, em Araguaína. A abertura foi celebrada com a realização do Seminário de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos de Subvenção Social. A Semana Nacional e Estadual compreendem o período de 13 a 21 de junho e acontecem em sintonia com a proposta do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas.

O subsecretário da Justiça e Cidadania, Djalma Leandro e a Superintendente de Ações sobre Drogas, Magda Valadares estão participando do evento. A Capacitação para Elaboração de Projetos para Subvenção Social está sendo ministrada pelo técnico Manoel Teles, da Secretaria Nacional sobre Drogas.

O Seminário é voltado para os Conselhos Municipais sobre Drogas da Região e para entidades privadas sem fins lucrativos. Manoel orientará como usar os recursos de Subvenção Social, isto é, os recursos financeiros públicos, para organizações, governamentais e não governamentais, de caráter assistencial e sem fins lucrativos, com o objetivo de cobrir despesas de custeio.

De acordo com a Superintendência de Ações sobre Drogas, o projeto da Semana Nacional e Estadual abarca ações anteriores, iniciadas com o I Concurso Estadual de Cartazes realizado em abril, cuja premiação será feita no encerramento da Semana. Outro evento alusivo à Semana foi a realização do I Encontro de representantes dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas - COMAD’s, ocorrido em maio.

Durante a Semana serão realizados pelos Conselheiros municipais Sobre Drogas ações locais em seus municípios. Serão ações artísticas, culturais, esportivas, educacionais e também de aconselhamento nos diversos setores da sociedade: Escolas, Comunidades Religiosas, Presídios, Centro Sócioeducativo, Albergues, entre outros.

Para o encerramento da Semana a população será envolvida em caminhadas, campeonatos esportivos, gincanas culturais, oficinas de arte, entre outros. O fechamento das atividades será no dia 21 de Junho em Palmas durante o I Encontro Estadual de Prefeitas Municipais e Primeiras Damas, sob o tema: “Um olhar materno sobre o drama das drogas em nossas cidades”.

A programação do evento estará disponível, todos os dias, no site da Secretaria da Segurança, Justiça e Cidadania.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ SJC