Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Doris Barros

Em audiência pública que marcou a discussão sobre a federalização da Fundação Unirg ocorrida na noite dessa sexta-feira, 17, em Gurupi, o deputado federal Angelo Agnolin (PDT) assegurou que a proposta será vista com prioridade em seu mandato na Câmara Federal. “As ferramentas que tiverem ao nosso alcance serão empregadas para federalizar a instituição. Como membro da base aliada, vou dedicar esforços para que o MEC e todos os órgãos envolvidos se integrem nessa luta” disse.

Conforme o deputado, é salutar que o debate seja suprapartidário e que os principais atores políticos, acadêmicos e governamentais dispensem a atenção necessária. “Conclamo os vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, universitários, prefeitura, Governo do Estado e toda a comunidade, a assumirem seu papel diante da extrema e urgente necessidade de fortalecer o ensino superior na cidade de Gurupi”, disse.

Agnolin destacou que a federalização irá contribuir para o egresso de comunidades carentes à universidade, uma vez que os cursos passarão a ser gratuitos. “Outro fator positivo será a qualidade no ensino e a oferta de programas do governo garantidos às universidades federais”, pontuou.

Ainda conforme o parlamentar "a Unirg é um patrimônio do Tocantins. Nesses 23 anos, foi formadora de gerações e ajudou a construir a história do povo de Gurupi. Inserira instituição no orçamento da União é afiançar continuidade ao crescimento de Gurupi e de todo sul do estado”.

Ao lado da vice-prefeita de Palmas Edna Agnolin (PDT) o deputado participou de todas as atividades que foram organizadas pelo Diretório Central dos Estudantes DCE/Unirg.