Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O projeto que tramita na Câmara dos Deputados sobre a Reforma Política será discutido nesta segunda-feira, 20, às 14h, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins, em Palmas.

A Audiência Pública, proposta pelo deputado estadual José Roberto Forzani (PT), tem como objetivo discutir e debater sobre as propostas discutidas no Congresso. “Este é um tema que precisa ser amplamente debatido, pois vai alterar bastante o sistema eleitoral brasileiro e precisamos garantir que a sociedade esteja consciente sobre as propostas que virão”, ressalta Zé Roberto.

O deputado federal e um dos relatores do projeto na Câmara, Rubens Otoni (PT-GO) já confirmou presença na audiência. “A reforma política é muito importante para fortalecer a nossa democracia. Temos um sistema eleitoral defasado e que poderá ter suas leis adequadas e modernizadas. Na Câmara Federal queremos fazer uma reforma com a maior participação da sociedade. Daí o nosso interesse em estar nos estados recolhendo sugestões”, afirmou Otoni.

Também participam da Audiência Pública, o assessor político do Instituto Nacional de Estudos Socioeconômicos, Lucídio Bicalho, e a presidente da Casa 8 de Março, Bernadete Aparecida Ferreira, que compõem a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política. A audiência é fruto de uma solicitação encaminhada pelo movimento social de mulheres, por meio da Casa 8 de Março.