Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Mais de 20 mil atendimentos no pronto socorro, 11 mil atendimentos no ambulatório de especialidades e 156.142 exames feitos no laboratório interno. Estes são alguns dados dos atendimentos realizados pelo Hospital Geral de Palmas (HGP), nos cinco primeiros meses deste ano.

Segundo a diretora administrativa do hospital, Renata Duran, para que se tenha um número cada dia maior de atendimentos, o pronto socorro está em reforma, ampliando sua estrutura física. “O espaço que temos é pequeno e com isso fica difícil atender a todos, mas com a reforma isso mudará e o mais breve possível receberemos a obra”, afirma a diretora, acrescentando que a “Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) também terá mudanças, com novos equipamentos e ganharemos mais uma sala no centro cirúrgico”.

As adaptações foram bem recebidas pelos servidores. Segundo Renata, “a equipe está otimista e solidária com todas as mudanças e principalmente, envolvida para o crescimento do hospital. Compartilhamos a preocupação do governador Siqueira Campos em oferecer o melhor atendimento possível, com uma estrutura que atenda as necessidades e com a distribuição de medicamentos que agora foi regularizada”, enfatizou.

Destaque

Ainda segundo a diretora o principal destaque do HGP atualmente é a ortopedia, que realiza mais de 10 cirurgias por dia. “Para atender toda esta demanda, temos um trabalho intensivo e ininterrupto nesta área”, destaca Renata.“Como cidadã, acho o HGP muito resolutivo. Confio no HGP e não levaria meu filho para ser tratado em outro lugar. Aqui temos equipes com os melhores profissionais do Estado, salientou.

O estudante Sérgio Cardoso é um dos pacientes atendidos pela ortopedia do hospital e se diz satisfeito com o serviço prestado ali. “Tive um acidente de moto e graças a Deus cheguei a tempo no hospital e fui atendido imediatamente, com isso não tive seqüelas e hoje sou muito grato a toda a equipe de lá”, afirmou.

Internações

De janeiro a maio deste ano, foram internadas aproximadamente cinco mil pessoas, sendo a maioria da Capital e de municípios tocantinenses. No que diz respeito a pacientes de municípios circunvizinhos, destaque para pacientes do Pará (34) e Maranhão (10) além de 114 de estados não especificados no relatório interno.

Oncologia

De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, o serviço ambulatorial de oncologia, funciona diariamente por meio de consultas pré-agendadas e realiza cerca de 90 atendimentos diários nas especialistas em cirurgia oncológica, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia do aparelho digestivo, dermatologia, ginecologia, mastologia e urologia. Os pacientes são acompanhados pelos profissionais especialistas, e se o caso apresentar indicação cirúrgica, o procedimento é realizado no próprio hospital.

Da Redação com informações da Assessoria de Imprensa/HGP