Esporte

Foto: Cléia Gomes

A ultima etapa regional dos Jets – Jogos Estudantis do Tocantins, da categoria de 12 a 14 anos, aconteceu em Palmas entre os dias 16 e 19 de junho. Agora, os alunos da capital, se juntam aos finalistas das outras 13 Diretorias Regionais de Ensino para disputarem a etapa estadual, marcada para os dias 16 a 20 de agosto em Palmas. Os vencedores da final estadual vão defender o Tocantins nas Olimpíadas Escolares, em João Pessoa, no estado da Paraíba entre os dias 9 e 18 de setembro.

Cerca de 45 mil atletas das escolas públicas e privadas de todo o Estado participaram das fases municipal e regional. Os estudantes competiram nas modalidades de vôlei, handebol, basquete, atletismo, xadrez, futsal e tênis de mesa. Para eles, participar dos Jets é uma oportunidade de mostrar os talentos, mas também de conhecer novas pessoas e lugares.

“Estes jogos representam muito para nós estudantes, aqui podemos competir, aprender com vitórias e derrotas e ainda conhecer colegas de outros municípios”, conta Fernando Veloso, estudante do Caic de Araguaína.

Para Gabriel Barbosa, estudante do Colégio Estadual Pedro Xavier Teixeira, de Cristalândia, estar nos Jets é um grande aprendizado. “É a primeira vez que eu viajo sem meus pais. Estou gostando muito, conhecendo muita gente e fazendo muitos amigos”, descreve.

A novidade dos Jets neste ano foi a grande participação das escolas indígenas. Em cinco regionais os atletas indígenas fizeram bonito não só nas apresentações culturais, mas também nas competições em equipe e nas modalidades individuais. As escolas indígenas Toro Hacro, da regional de Pedro Afonso; Kumanã, da DRE de Paraíso; Tekator, de Tocantinópolis e CEM Warã, de Tocantínia, já carimbaram vagas na final estadual.

Fase de 15 a 17 anos

Da segunda etapa dos Jets, prevista para começar em agosto, participam os estudantes de 15 a 17 anos. Os vencedores desta fase irão disputar em dezembro as Olimpíadas Escolares com alunos/atletas de todo o Brasil, na cidade de Joinville, Santa Catarina. Os finalistas de 12 a 14 e de 15 a 17 irão para as competições nacionais com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado. As passagens aéreas e os novos uniformes para as equipes do Tocantins já estão sendo providenciados.

Fonte: Ascom Seduc