Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário participou na manhã desta terça-feira, 21, do Fórum Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, para apresentar as demandas que vão definir as políticas públicas daquela secretaria, para a agricultura e pecuária do Tocantins. O objetivo do Fórum é discutir em conjunto com a sociedade a implantação da política estadual de ciência, tecnologia e inovação no Tocantins e, ainda, fornecer subsídios para a construção do PPA – Plano Plurianual.

A Seagro participou dos eixos temáticos: Energias Renováveis, Agricultura, Pecuária e Aquicultura. O subsecretário de Energias Limpas, Ailton Parente, apresentou os projetos e ações que a subsecretaria está executando nas áreas de agroenergia e reflorestamento. O coordenador de Desenvolvimento Animal, Cláudio Sayão Lobato, apresentou as demandas da pecuária e aquicultura tocantinense.

“Precisamos de diagnósticos das cadeias produtivas, os pontos favoráveis a serem trabalhados; melhoramento genético; manejo produtivo; implementação da ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Florestas; conhecimento/caracterização físico-químico dos produtos tocantinenses para definir ações, entre elas, o mercado”, pontuou. Já as demandas da aquicultura, Lobato destacou: “Capacitação, pesquisas em tanque-rede e a readequação do licenciamento ambiental”.

O diretor de Sustentabilidade da Seagro, Corombert Leão de Oliveira, apresentou as demandas da agricultura, dentre elas: validar as culturas novas no Estado; inserir o Tocantins nos Ensaios Nacionais (testes nas regiões produtoras); fomentar a produção em áreas já convertidas; difundir a pesquisa e extensão nos municípios. “Além destas, apontar pela identidade produtiva, atividades que tenham escala comercial”, completou.

Na abertura, o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Carlos Borges da Silveira, destacou que para chegar ao Tocantins que todos desejam, alguns gargalos precisam ser sanados para atrair novos investidores. “Para isso é necessário principalmente capacitação de mão-de-obra, preparando de acordo com a vocação de cada região. Que todos que participaram deste fórum possam contribuir com as propostas que vão nortear as ações da secretaria nos próximos anos”, frisou.

A consolidação do evento será com a publicação da “Carta da Integração Governo e Sociedade”, com as recomendações para a Política Estadual de Ciência e Tecnologia e entrega para o Governador Siqueira Campos.

Participaram do fórum mais de 300 pessoas, representantes de instituições de pesquisa e ensino superior, setor empresarial, entidades de categorias profissionais, entidades de classe, do terceiro setor, comunidade em geral, entre outros. Os temas foram escolhidos pelo grande impacto potencial e significado estratégico para o Tocantins.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seagro