Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Thais Ramalho

Foto: Thais Ramalho

As propostas sobre os 10 temas debatidos durante todo o dia de ontem, terça 21, no Fórum Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação foram reunidas em documento entregue ao governador José Wilson Siqueira Campos pelo presidente da Fieto - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, Roberto Magno Martins Pires, no encerramento do evento que aconteceu no início da noite. A realização é da SECT - Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e FAPT - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Tocantins, com o apoio de diversas instituições, como a Fieto. A do Tocantins sediou o evento em seu campus II.

Na ocasião, Pires entregou e apresentou o documento ao governador. “Este documento é uma compilação das teses, demandas, aspirações e desejos de todos os atores envolvidos com a questão tecnológica neste Estado. Temos a certeza que constituirá um valioso subsídio aos fundamentos e diretrizes que deverão nortear as políticas públicas e privadas na concepção de uma plataforma tecnológica que contribua para aprimorar a qualidade de vida do tocantinense, de forma sustentável, duradoura e harmônica”, avaliou. A expectativa é que o documento seja utilizado ainda como suporte ao governo na elaboração do Plano Plurianual.

O Fórum contou com palestrantes representantes do segmento universitário, da iniciativa privada e do governo que debateram temas em 10 áreas: Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Recurso Naturais, Tecnologia da Informação e Comunicação, Energia Renovável, Logística, Planejamento Urbano e Segurança Pública e Inovação Tecnológica.

Para dar sequência aos debates e pesquisas sobre os temas, o governador assinou o Projeto de Lei, que segundo ele seria encaminhado em caráter de urgência para a Assembleia Legislativa, para a criação da Lei de Inovação do Tocantins com objetivo de incentivar a pesquisa científica e tecnológica nas atividades produtivas do Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fieto