Estado

Foto: Divulgação/Giama Concentração para Parada Gay de Palmas em 2010 Concentração para Parada Gay de Palmas em 2010

A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde por meio da Coordenação de DST/Aids é parceira da ONG Giama – Grupo Ipê Amarelo de Conscientização e Luta pela Livre Orientação Sexual, na 8ª Parada do Orgulho LGBT, que acontece no domingo, 03 de julho, a partir das 15h, com concentração no Parque Cesamar, e tem como tema “Amai-vos uns aos outros: Tocantins sem homofobia”.

A Parada LGBT tem o objetivo de conscientizar gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais do Tocantins sobre direitos humanos, combate ao preconceito social e métodos de prevenção às DST/HIV/Aids.

Durante esta semana, o Giama realiza a Semana da Parada do Orgulho LGBT de Palmas, iniciando nesta segunda-feira, 27, com a Mostra Cinema da Diversidade, ocasião em que haverá a exibição do filme “Orações para Bobby” na Sala Sinhozinho do Espaço Cultural, às 18h, com entrada gratuita.

Na quarta-feira, 29, às 15h, será lançada em parceria com a Comudhe - Coordenadoria da Mulher, Direitos Humanos e Equidade, a cartilha “Direitos Humanos LGBT”, na sede da coordenadoria, no Parque Cesamar.

Já na quinta-feira, 30, O CTA Henfil fará teste rápido para sorologia de HIV, onde será oferecido o exame com total sigilo e confiança para toda a população. No mesmo dia, a partir das 21h, o Giama irá promover a exposição “Movimento Paradas: 08 anos de resistência e luta”, no Bar 77 Beer, com fotos e vídeos contando a história da ONG Giama e das paradas GLBT em Palmas.

A Sesau disponibilizará para o evento, 57.600 preservativos, 5.000 gel lubrificante e 600 brindes.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Sesau