Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O HGP – Hospital Geral de Palmas, por meio do Nep – Núcleo Educação Permanente, e da Comissão de Curativos realiza nos dias 28 e 29 de junho, em horário comercial, no auditório do TCE - Tribunal de Contas do Estado, o curso “Comissão de Curativos: Uma Realidade Para a Evolução no Tratamento de Feridas e Estomas”.

O objetivo do curso é aperfeiçoar o conhecimento científico, buscar e padronizar novas tecnologias, planejar o cuidado prestado e documentar a evolução da ferida.

Segundo a enfermeira Morgana Miridan, membro da Comissão de Curativos do HGP, as feridas são um determinante de continuidade da hospitalização, pois prolongam o tempo de internação, aumentam os gastos hospitalares, podem promover o aumento no uso de antibióticos e com isso elevar os riscos de resistência bacteriana, além de prejuízos ao estado mental do individuo. “O cuidado específico no tratamento das feridas é a base no processo de cura, ou seja, para alcançar um desfecho positivo do tratamento do paciente devem ser considerados, de modo amplo, tanto o paciente quanto a ferida. Para isso é necessário a qualificação do profissional que atua diretamente com os portadores de feriadas, sendo que o conhecimento científico é os curativos modernos, são essenciais neste processo”.

A Comissão de Curativos do HGP tem como base de sua atuação, o tratamento e acompanhamento de pacientes portadores de lesões durante o período de internação, capacitando os profissionais e padronizando os curativos de forma especifica e direcionada, para que o processo de cicatrização seja acelerado, reduzindo assim, o período de internação e os gastos hospitalares, além de promover o retorno mais rápido deste individuo ao meio social e familiar.

Programação

Dia 28/06

Abertura: composição da mesa
Tema: “Tecnologia em Tratamento de Ferida e Ostomias”
• Sistematização no Cuidar de Feridas
• Anatomia e fisiologia da pele
• Processo de Cicatrização
• Tecnologia no Tratamento de Feridas
Palestrante Convatec: Enf. Paulo Dionísio

Dia 29/06

Tema: “A importância da comissão de curativos para a evolução das feridas”.
Palestrantes: Enf. Ireny Ferreira Lopes e Enf. Morgana Miridan

Tema: “Complicações nas lesões de pele – Desafios para a enfermagem”
Palestrante Curatec: Enf. Tatiana Safranov

Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins
Horário: Das 08 às 12, das 14 às 18h

Intervalos: Coffee Break

Fonte: Ascom Sesau