Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Lia Mara

Na tarde desta segunda-feira, 27, foram recebidos no Palácio Araguaia os foliões da Comunidade Quilombola do Morro do São João, do município de Santa Rosa. Com bandeira do Espírito Santo a folia passou sua mensagem de fé e esperança a todos os presentes.

Em nome do governador Siqueira Campos, que não pode estar presente devido a compromisso anteriormente agendado, a secretária chefe do gabinete, Jaysa Santos de Oliveira, o secretário da Comunicação, Arrhenius Naves e o subchefe da Casa Militar, cel. Alfrenésio Martins Feitosa, receberam os foliões.

Na ocasião o padre Paulo Sérgio Maya, servidor da Casa Civil, destacou a satisfação do governador em receber os visitantes e a importância da mensagem passada pelos mesmos. “Todos são conhecedores do quanto o nosso governador aprecia e fica feliz quando a mensagem do Espírito Santo é trazida até esta casa”, lembrou o padre, que enfatizou que a bandeira dos foliões traz a benção de Deus a todo o Estado.

Segundo o organizador dos foliões, Adeusiu Antonio Gonçalves, essa foi a primeira vez que a Folia de Santa Rosa visitou a Capital. “Essa é a primeira vez que estamos visitando Palmas levando a benção do Divino e também convidando a população para participar conosco do nosso festejo”, destacou Gonçalves. Durante a visita os foliões conheceram as dependências do Palácio.

Ainda nesta segunda os foliões de Santa Rosa visitaram diversas secretarias de Estado e a Fundação Cultural.

Folia de Santa Rosa

Tradicional no Tocantins a Folia de Santa Rosa completa neste ano 112 anos. A comemoração começa com o giro da folia que foi iniciado no dia 18 de junho e vai até o dia 18 de julho, durante este período os foliões percorrem diversos municípios arrecadando recursos para a festejo. No dia 19 é realizada a Festa do Capitão e no dia 20 a Festa do Imperador, que finaliza o festejo.

Fonte: Secom