Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Depois do silêncio com relação às indagações do vereador Zé do Quito (DEM) de Presidente Kennedy sobre o cumprimento da carga horária de 20 horas da pediatra Helbny Oliveira Frederice, a Prefeitura de Presidente Kennedy resolveu se manifestar através de nota.

Na explicação da Prefeitura a médica, que é filha do vice-governador do Tocantins, João Oliveira e da prefeita Dalva de Oliveira, foi designada para atuar em ambulatório de pediatria. No entanto o serviço será disponibilizado segundo a nota, só no mês de julho. A intenção seria adequar as necessidades para o atendimento.

O vereador que vai acionar inclusive o Ministério Público Estadual alega que a médica não cumpre atividades no município. Mas segundo a prefeitura o serviço não prestado será reposto de maneira gradativa.

A médica é cedida desde março para o município. A carga horária dela deveria ser de 40 horas em Palmas no Hospital Infantil e 20 horas no município.

Veja a íntegra da nota:

NOTA PARA IMPRENSA

A Prefeitura de Presidente Kennedy esclarece que a médica pediatra Helbny Oliveira Frederice, cedida pela Secretaria Estadual da Saúde com 20 horas para o referido município, foi designada por esta gestão municipal para atuar em ambulatório de pediatria e não em atendimento de urgência e emergência no Hospital do município, como foi divulgado.

Tal serviço ambulatorial de pediatria teve que ser estruturado inicialmente pela Prefeitura Municipal para adequar as necessidades do público infantil e, assim, oferecer um atendimento de melhor qualidade aos pacientes.

Desta forma, a consulta de pediatria será iniciada no mês de julho, após o término da estruturação deste atendimento específico.

A Prefeitura ressalta ainda que, devido esta fase de estruturação do serviço, o atendimento ambulatorial pediátrico não realizado neste período será reposto gradativamente.

Por fim, a Prefeitura de Presidente Kennedy ressalta que está lutando para incluir no seu quadro de assistência à saúde pública, médicos especialistas. Dentre estas áreas, a pediatria tem sido uma necessidade crescente na maioria dos municípios e, pela primeira vez, a população de Presidente Kennedy passará a contar com esse atendimento exclusivo.

Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy