Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Desde o dia 23 de março de 2011 estão sendo desenvolvidas, no 4º BPM, ações voltadas à inserção da filosofia da Patrulha Escolar Comunitária nas unidades de ensino em Gurupi, o que ajudou a transformar a realidade dos estabelecimentos escolares da cidade, reduzindo índices de criminalidade através da prevenção ostensiva e cidadã nas escolas.

A redução é confirmada pelos atendimentos cadastrados pela Central de Operações da Polícia Militar, onde nos meses de março, abril e maio houve, respectivamente, 37, 29 e 22 atendimentos que geraram Boletins de Ocorrência, catalogados com diversas naturezas, desde vias de fato, danos e ameaças a furtos, roubos e tráfico de drogas. Já neste mês de junho foram registrados apenas 08 atendimentos, uma queda de mais de 75% em relação ao mês da implantação das ações.

O projeto piloto foi montado a fim de evitar as consecutivas ações delitivas em escolas e colégios públicos e particulares de Gurupi. A participação e aceitação por parte de diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores e monitores têm sido de fundamental importância para a motivação e desenvolvimento das atividades.

Nesta quarta-feira, 29, foi realizada uma reunião com diretores escolares para avaliar os trabalhos realizados no 1º semestre, propor melhorias ao desenvolvimento do projeto, realizando o processo do feedback e criando oportunidades para sugestões e proposições, visado às metas e objetivos do plano de ação.

Deve-se ressaltar que essa realização está tendo uma repercussão positiva na sociedade gurupiense. Com o projeto pode-se atingir alunos, pais, famílias inteiras, levando a sensação de segurança ao cidadão. “Há três meses não ligo para o 190, os problemas acabaram em nossa escola, os furtos, as brigas, até a evasão escolar diminuiu”, diz João Rosado Diniz Filho, diretor do Centro de Ensino Médio de Gurupi.

“O 4º BPM acredita que todo investimento, seja ele financeiro ou não, no setor educacional, faz parte de um conjunto necessário de implementações que subsidiarão um futuro melhor para todos”, afirma o 1º tenente Vinícius, colaborador do projeto.

O projeto, hoje, chega a 37 escolas e deve ser expandido a outras unidades e, juntamente com o Proerd, previne de forma pró-ativa causas e origens de condutas deturpadas, fomentando jovens conscientes. As atividades da Patrulha Escolar serão encerradas no dia 1º de junho, devido ao recesso escolar, e terão continuidade no dia 1º de agosto, com a volta às aulas nas redes de ensino.

Fonte – Assessoria de Imprensa/ PM