Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Dentre os estados brasileiros o Tocantins ocupa o primeiro lugar no ranking de inscritos para o prêmio, que tem como objetivos estimular o desenvolvimento da gestão democrática e valorização das escolas públicas, com foco no compromisso com a aprendizagem e que se destaquem por ações inovadoras na melhoria da educação.

De acordo com o Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação – instituição responsável pela iniciativa, foram registradas no estado 518 inscrições de escolas estaduais e municipais. Destas, 70 foram homologadas e já estão concorrendo ao prêmio.

“Recebemos essa notícia com muita alegria e com uma novidade: a grande participação das escolas municipais”, festeja a coordenadora do Prêmio Gestão no Tocantins, Luciene Alves Pereira. Segundo ela, o volume de inscrições das duas redes é resultado do trabalho realizado pelo Comitê Estadual que realizou um trabalho de divulgação e esclarecimento nas 13 Diretorias Regionais de Ensino. “Visitamos todas as DREs onde os representantes das escolas, tanto estaduais quanto municipais, participaram de oficinas sobre o prêmio”, conta Luciene.

Para se inscrever as unidades escolares apresentaram os dossiês com a auto-avaliação, mas para serem classificadas as concorrentes deve cumprir alguns requisitos como, por exemplo, apresentar bons resultados nos indicadores educacionais do Ideb – Indice de Desenvolvimento da Educação Básica. As homologações vão até o dia 17 de junho.

O comitê, formado por representantes da Seduc – Secretaria Estadual de Educação, Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Sintet, Sindicato dos Trabalhadores do Estado do Tocantins, Unitins, UFT e Conselho Estadual de Educação, está realizando as visitas ‘in loco’ nas escolas que já homologaram suas inscrições. A finalidade da vistoria é verificar as ações informadas nos dossiês. A divulgação dos resultados está prevista para o mês de agosto.

Premiação

Serão premiadas uma escola de cada estado que além do diploma ‘Escola Destaque Estadual’, receberão R$ 6 mil e uma viagem de intercâmbio de experiências. Serão escolhidas ainda seis finalistas que também receberão o diploma, além de uma premiação no valor de R mil. A unidade apontada como “Referência Brasil” leva para casa o maior prêmio no valor de R$ 30 mil.

Fonte – Assessoria de Imprensa/ Seduc