Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Até o final do mês de junho deste ano foram entregues pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social mais de 19.900 ‘Cartões do Idoso’, documento necessário para garantia do transporte intermunicipal gratuito para os idosos do Estado do Tocantins previsto na Lei nº 2.001/08.

O benefício pode ser buscado por meio dos Centros de Referência e secretarias municipais da Assistência Social ou entidades que atendam a classe. A gratuidade é garantida para idosos a partir de 60 anos de idade e com renda mensal menor ou igual a 2 salários mínimos.

Herculano Silva Moraes recebeu o seu cartão há um ano e meio e disse estar satisfeito. “Esse benefício é de grande importância porque me ajuda a economizar dinheiro. Antes eu precisava ir à Palmas, mas o gasto era grande e agora vou na rodoviária marco a minha passagem e viajo de graça”. Segundo Moraes, no início, a empresa de ônibus era resistente, mas agora já está consciente da obrigação. Ele ainda incentivou os demais idosos, durante a entrega de 99 cartões no município de Araguacema, que não desistam de buscar os seu direitos e que aproveitem para viajar para as praias neste mês de julho.

Durante a entrega nos municípios de Paraíso, a subsecretária da Assistência Social, Vicença Lino informou que o governo tem buscado entregar os documentos com mais agilidade para que os idosos não fiquem ansiosos pelo benefício. “A obrigação da Setas é repassar os cartões aos municípios com no máximo 45 dias após o recebimento dos cadastros, e nós temos trabalhado para que esse prazo seja cumprido”.

Para o prefeito de Paraíso do Tocantins, Paulo Tavares (PR), trata-se de uma conquista também para o município pois vêm os seus idosos usufruindo dos seus direitos. “É preciso que os idosos tenham coragem em usar os seus direitos, se tiverem dificuldade, que procure as autoridades e que denunciem, pois temos o compromisso em atende-los”, informou.

Fonte: Ascom Setas