Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luciano Ribeiro

Moradores de Araguatins compareceram ao aeroporto local neste sábado, 2, para receber o governador Siqueira Campos que, acompanhado pela primeira-dama Marilúcia Uchôa Siqueira Campos, parlamentares e secretários de Estado, foi ao município, localizado no extremo norte do Tocantins e a 601 quilômetros da capital Palmas, para assinar Ordens de Serviço para o início das obras de construção do Hospital Regional de Araguatins – que terá, anexa, uma escola técnica de enfermagem.

Siqueira assinou também autorização para o asfaltamento de 33,81 quilômetros do trecho da rodovia TO-010 que liga o município a Buriti do Tocantins, além de levar um posto do Prodivino para cadastramento de trabalhadores autônomos para financiamento da atividade produtiva individual. “Integrar o Tocantins em todas as suas regiões, é um sonho de todos nós; de quem está no governo e do homem comum”, disse o governador, acrescentando que “o dinheiro público é para ser investido no que é preciso. A falta de manutenção das estradas nesses últimos oito anos, levou à deterioração da malha viária do nosso estado”, disse Siqueira.

Durante a vistoria que fez no terreno de 50 mil metros quadrados onde será construído o hospital, na região sul da cidade, o governador disse que Araguatins vai ter seu hospital e sua escola de enfermagem e acrescentou que a doação do terreno “foi um ato de solidariedade da classe empresarial local (que doou a área) com o nosso povo e de colaboração com o Governo do Estado”. O governador ainda solicitou às lideranças locais que acompanhem o processo de construção e instalação do hospital, que “estará funcionando antes do final deste ano. Melhorar a qualidade de vida do nosso povo é uma questão de honra”, afirmou.

A obra

O Hospital Regional Regional de Araguaitns será construído numa área de 50 mil metros quadrados. Inicialmente com 100 leitos e serviço de atendimento de emergências, quando estiver totalmente instalado e em pleno funcionamento, terá capacidade para atender até 30 mil pessoas por mês, de toda a região do extremo norte do estado e de estados vizinhos como Maranhão e sul do Pará, desafogando os Hospitais Regionais de Palmas e Araguaina, que atualmente atendem essa população. Anexo ao hospital será construído uma escola técnica de enfermagem.

De acordo com o secretário da Saúde Arnaldo Alves Nunes, Araguatins é hoje uma “área cinza em se tratando de saúde. Não existe estrutura física nem equipamentos para atender a população dessa região, que passará a ser assistida com a construção desse hospital”, afirmou o secretário.

Fonte: Secom