Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O governador Siqueira Campos (PSDB) decretou luto oficial por três dias em todo o Estado do Tocantins em pesar pela morte nesse sábado, 2, em São Paulo, do senador e ex- presidente da República Itamar Franco.

Segundo Siqueira, Itamar foi uma das personalidades “mais importantes e fascinantes do cenário político nacional”.

Ainda segundo o governador Siqueira Campos, Itamar ajudou imensamente na luta pela criação do Estado do Tocantins, “com um grande e habilidoso trabalho de articulação”, afirma Siqueira.

Para Siqueira Campos, também, foi Itamar quem deu o pontapé inicial para a atual estabilidade econômica do País, “abrindo as portas do Brasil para o mundo”, afirmou o governador, acrescentando que “o país deve muito a ele, sempre leal, correto e digno. Fez seu trabalho como homem público sempre com muita honradez”.

Biografia

Itamar Franco foi presidente da República entre1992 e 1994, depois do impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello, de quem era vice. Foi governador de Minas Gerais, senador por 16 anos, exerceu dois mandatos como prefeito de Juiz de Fora, sua cidade natal, e também foi embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), na Itália. e em Portugal. Como presidente, implantou o Plano Real que estabilizou a moeda e acabou com a inflação, assinou a Lei dos Genéricos e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que abriu caminho para a criação de programas de transferência de renda.

Participou da Constituinte de 1988, tendo grande importância na aprovação do Projeto de Lei de Emenda Constitucional do então deputado federal Siqueira Campos – de quem era amigo pessoal -, para a criação do Estado do Tocantins, votando a favor em toda a sua tramitação e dando o voto definitivo em 29 de junho de 1988. Sua morte, aos 81 anos, foi registrada às 10:15 da manhã deste sábado, 2 de julho, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o último dia 21 de junho, para tratamento de uma pneumonia, decorrente de leucemia.