Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Neste mês de julho o Hemonúcleo de Gurupi lançou a campanha “antes de viajar venha ajudar a salvar vidas”, isso porque neste mês de férias muitos doadores voluntários saem de viagem e não se lembram de doar sangue. Para resolver este problema o Hemocentro de Gurupi, esta semana, vai começar a entrar em contato com os doadores voluntários para que antes de fazer suas programações ajudem a salvar vidas.

Segundo a enfermeira que trabalha na captação de sangue, Lílian Gomes Santiago, há a dificuldade de manter o estoque, principalmente, os sangues considerados raros, que são os de fator RH negativo e também o AB positivo.

De acordo com enfermeira, foi observado nestes primeiros dias de julho um aumento de doadores de reposição, devido à volta das cirurgias eletivas no Hospital Regional de Gurupi, no entanto, houve uma queda no número de doação voluntária. Ela ainda comentou que estas doações de reposição são na maioria de fator RH positivo.

Como a dificuldade é maior no caso dos sangues raros, Lílian informou que há no estoque apenas sete bolsas do sangue O negativo, três bolsas do B negativo, cinco do AB positivo e nenhuma bolsa do AB negativo. Ela comentou que se neste período houver um acidente com várias vítimas ficará complicado.

Para doar sangue é necessário que a pessoa tenha entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, nem fumado pelo menos duas horas antes do ato voluntário e também evitar alimentos gordurosos.

O Hemonúcleo de Gurupi funciona, para a doação de sangue, de segunda-feira a sábado das 7h às 12h, na Rua 01, entre as avenidas Pernambuco e Ceará. O telefone é (63) 3312- 2237.