Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com o início da temporada de praias no Tocantins, a Sesau - Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Coordenação de Dengue e Febre Amarela, vem orientar a população na prevenção contra a febre amarela.

Mesmo sem registrar nenhum caso de febre amarela a mais de 10 anos no Estado, a orientação visa prevenir a população quanto à doença, principalmente aos turistas, devido ao aumento nesta época do ano nas praias dos rios Tocantins e Araguaia.

A vacinação é a única medida eficaz de evitar a doença e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano, é gratuita e deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem para áreas de risco de transmissão da doença, com validade por dez anos. Qualquer pessoa ou criança a partir dos nove meses de idade pode receber a dose da vacina.

Os principais locais de risco são as regiões de matas e rios onde há presença natural do vírus, hospedeiros e mosquitos, sendo o macaco, o principal hospedeiro do vírus da febre amarela silvestre.

O Tocantins faz parte da área endêmica para a febre amarela e, este ano, houve registro de morte de macacos nos municípios de Filadélfia e Conceição do Tocantins, o que preocupa a Secretaria, por isso ao encontrar animais mortos ou doentes (macacos), avise imediatamente à Sesau através dos telefones: 0800 646 3227 ou (63) 3218-4882.

Doença

A febre amarela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina.É uma doença que apresenta formas epidemiológicas distintas: febre amarela silvestre e urbana. Na silvestre, o mosquito transmissor é o Haemagogus que vive em matas e vegetações à beira dos rios. Já na febre amarela urbana, o mosquito transmissor é o mesmo que transmite o vírus da dengue, o Aedes aegypti.

Fonte: Ascom Sesau