Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário Executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, e o secretário da SIC – Secretaria da Indústria e Comércio, Ernani Soares de Siqueira, apresentaram aos representantes da empresa espanhola Tafesa as potencialidades do setor agropecuário do Estado. A apresentação aconteceu na tarde desta terça-feira, 5, na sede da Seagro.

Na explanação, o diretor de Sustentabilidade do Agronegócio, Corombert Leão de Oliveira, mostrou, em detalhes, a projeção das principais atividades econômicas do Tocantins, destacando a logística de escoamento da produção, por meio de ferrovia, hidrovia e rodovia. Para Ruiter Padua, a ferrovia Norte-Sul terá capacidade de reduzir em torno de 5 mil quilômetros o escoamento da produção até o destino final dos produtos.

Participaram da reunião e visita ao trecho da ferrovia Afonso Navio Sanz (diretor Tafesa), Pedro Lucioni (diretor da Royalty Trader SL) e José Fernando Molina (diretor da Brasilvision, que é a representante da Tafesa no Brasil).

Peixe

A criação de peixe no Tocantins em tanque-rede e escavado é mais uma atividade em expansão. Atualmente, o Estado apresenta cinco lagos com potencial de criação de peixe, com uma capacidade de produzir 200 mil toneladas de peixe por ano. Os setores da pecuária e grãos, principalmente da soja, foram lembrados como produtos de destaque para a economia tocantinense.

Visita

Após a reunião, os empresários espanhóis fizeram uma visita na construção do pátio multimodal, em Porto Nacional, saída para Paraíso. O pátio concentrará empresas de grande porte de armazenamento de produtos para exportação e importação. No local está sendo construído o segundo maior centro de distribuição de combustível do país.

Tafesa

A empresa Tafesa, com sede em Madri, Espanha, pretende investir no Tocantins na construção de indústria de transformação, reparação e manutenção integral de material rodante ferroviário, no transporte de mercadorias e transporte de passageiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Seagro