Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: skyscrapercity.com

Foto: skyscrapercity.com

No primeiro semestre de 2011,quase 20 mil veículos, entre carros e motos, reforçaram a frota do Tocantins, passando pelo processo de primeiro emplacamento, enquanto cerca de 10 mil novos condutores foram habilitados, comemorando a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os dados são do balanço de atividades do primeiro semestre do Detran (TO), que traz também que, na área de veículos, foram totalizados 48.361 processos, entre 1º de janeiro e 28 de junho. Na área de habilitação, 48.323 procedimentos foram realizados no mesmo período.

Do total de processos na área de veículos, 23.035 são referentes à transferência de propriedade, que se caracteriza como o serviço mais procurado do Detran. Outros 19.890 processos se referem à transferência de propriedade de veículos em caso de dívida do titular, para quitar obrigação (chamada de alienação fiduciária).

Por trás dos números, compilados pelo sistema Detran-Net/TO, está uma intensa movimentação do Departamento de Trânsito do Tocantins na prestação dos serviços ao cidadão, por meio de uma rede de atendimento que conta com sua sede, Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e postos de atendimento, dando cobertura a todas as regiões do Estado.

Avaliação

“As demandas referentes ao trânsito são crescentes, pelo contínuo aumento da frota de veículos, fato que o balanço veio a confirmar. Por isso temos voltado nossa atenção à qualificação dos serviços do Detran, para que possamos atender todas as pessoas que nos procuram e ir além desta demanda de serviços, conscientizando os novos e antigos condutores em relação a um trânsito mais humano, para que consigamos reduzir os índices de acidentes”, ponderou o diretor geral do Detran, coronel Júlio César Mamede, que está à frente do órgão desde janeiro.

Nas atividades do semestre do Detran também se destacam ações permanentes de educação para o trânsito (incluindo uma ampla campanha durante a Semana Santa), a instalação de uma Ciretran na região Sul de Palmas e a implementação de ginástica laboral para os servidores.

Futuro

Em termos de projeção, o Departamento de Trânsito prevê o recredenciamento das empresas que prestam serviços na área de trânsito; uma intensa mobilização durante a Semana Nacional de Trânsito, em setembro; e a construção de quatro novas sedes de Ciretrans.

Serviços mais procurados do Detran

VEÍCULOS

-Transferência de propriedade: 23.035

- Alienação fiduciária: 19.890

- Primeiro emplacamento: 19.466

- Baixa de alienação fiduciária: 8.081

- Transferência de jurisdição: 5.193

HABILITAÇÃO

- Renovação de exames:22.566

- CNH definitiva: 10.843

- Primeira habilitação: 9.745

- Mudança de categoria: 1.983

- Segunda via: 1.656

- Adição de categoria: 1.058