Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Lenna Borges

Foto: Lenna Borges

Uma das principais opções para o mês de julho são as praias, que nesta época atraem muitos turistas. Na região sul do Tocantins, a preferência é pela Eco Praia da Tartaruga que inaugura oficialmente a temporada 2011 nesta sexta-feira (08) às 21 horas com a presença de autoridades do município.

A expectativa é que cerca de 100 mil turistas visitem a praia em julho. As atividades iniciaram logo no primeiro final de semana do mês. Durante a temporada o Sebrae Tocantins realizará pesquisas junto aos empresários, turistas, barraqueiros e barqueiros para identificar o perfil e o comportamento do público, além da movimentação financeira.

O trainee do Sebrae, Leonardo José de Oliveira explica que de quinta a sábado os técnicos do Sebrae estarão na praia aplicando pesquisas e realizando atendimentos aos empreendedores ou futuros empresários que podem aproveitar a temporada para obter informações para um futuro negócio. Além disso, foi montada uma tenda para os interessados em receber atendimentos individuais.

A Ecopraia da Tartaruga conta com uma estrutura de dois palcos, balsa, bares e restaurantes, banheiros químicos, área de camping, tendas montadas a beira-rio, uma pousada instalada na praia para oferecer maior comodidade aos turistas, serviços de limpeza, segurança e saúde em regime de plantão.

A novidade desta temporada é a internet sem fio que é disponibilizada aos turistas gratuitamente, que tem como objetivo principal auxiliar os comerciantes através da utilização dos cartões de crédito e débito, os visitantes poderão utilizar ainda o celular através das operadoras Oi e Tim. E no site www.visiteopeixe.tur.br poderão ser encontradas informações e fotos sobre a praia.

“Este ano procuramos melhorar a nossa estrutura para receber os turistas com qualidade e comodidade. Muitas dessas novidades são fruto da parceria com o Sebrae”, comenta a secretária de turismo e meio ambiente, Izabel Maria Nogueira Neta. Ela comenta ainda que foi definido um Plano de Ação Ambiental, por meio de um comitê formado entre Ministério Público e órgãos ambientais, que será aplicado durante o ano inteiro.

O gerente do Núcleo Regional Sul do Sebrae, José Carlos Bessa diz que o projeto Sebrae na Praia é uma ação do Sebrae/TO que contempla as praias de rio do Estado do Tocantins e tem como objetivo desenvolver os empresários que atuam na temporada e levar conhecimento para que possa contribuir para o aumento da competitividade das pequenas empresas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sebrae