Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Após reunião realizada no último dia 1º de julho, o Conselho Institucional e Acadêmico da Esmat aprovou a realização de quase 40 cursos de aperfeiçoamento e capacitação que atenderão aos magistrados e servidores do Poder Judiciário tocantinense. A equipe técnica da Escola tem trabalhado para o fechamento dos detalhes dos cursos a serem ofertados, e, posteriormente, divulgados.

A montagem dos cursos demanda detalhada elaboração do projeto com professores, instrutores e palestrantes, bem como inclusão no calendário das atividades.

Uma novidade é que a Esmat realizará o lançamento do seu I Guia de Cursos, o qual apresentará as principais ações da Escola programadas para o segundo semestre de 2011. Por meio dele, serão transmitidas todas as informações sobre os objetivos dos cursos e eventos oferecidos, facilitando, assim, a programação dos magistrados e servidores.

A seleção dos cursos se deu com base num estudo feito pela Esmat, de acordo com as necessidades de cada setor do Poder Judiciário, após mapeamento das necessidades mais urgentes. Cursos como Português Jurídico e Redação Oficial; Direcionamento Institucional, a partir da Programação Neurolinguística; Direito Administrativo, com ênfase a Servidor Público, e Gestão de Projetos estão na programação e atenderão a todos até o final de 2011.

Além disso, os cursos de proficiência em línguas inglesa e espanhola, preparatórios para os cursos stricto sensu, foram priorizados com vistas aos altos estudos.

Os cursos visam, principalmente, ao aprimoramento dos magistrados com aproveitamento aos Servidores, uma vez que as atividades-fim e meio são pertinentes a ambas as carreiras. Com isso, evita-se a duplicidade de desembolso para um mesmo fim.
Busca-se, desta feita, o aprimoramento profissional do Poder Judiciário como um todo. Os casos que dependam de módulos mais aprofundados para as atividades pertinentes aos Magistrados terão tratamentos diferenciados.

Com o credenciamento da Esmat para ministrar cursos presenciais de pós-graduação lato sensu, a elaboração de projetos de especialização para magistrados e servidores já se encontram em discussão.

Após o mapeamento das necessidades e colheita de sugestões de Magistrados e Servidores, será elaborado um cronograma plausível. Na última sessão do Conselho por proposta do Diretor Geral da ESMAT, desembargador Marco Villas Boas, foi editada a Resolução nº 12 que dispõe sobre a formação de corpo docente em percentuais compatíveis com a alta gestão do Poder Judiciário.

Segundo o diretor geral da Esmat, “nos próximos dez anos, o Poder Judiciário tocantinense terá um considerável número de mestres e doutores”, ressaltou o desembargador Marco Villas Boas.

Fonte: Ascom Esmat