Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Durante fiscalização de rotina em um ônibus, às 12h30 dessa sexta-feira, 8, em Guaraí, policiais rodoviários federais flagraram um homem que levava drogas dentro do estômago (conhecido como “barrigueiro”). Esta foi a primeira fez que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou esta situação aqui no Tocantins.

José Miranda Machaca, de 38 anos, é boliviano da cidade de Cochabamba, e viajava em um ônibus que fazia a linha Goiânia/GO x São Luís/MA. Quando questionado sobre o motivo da viagem, José demonstrou certo nervosismo segundo a PRF. Em sua bagagem nada foi encontrado. Ele, entretanto, aparentava estar com a boca seca e lábios ressecados, e enquanto conversava, os policiais sentiam forte odor de plástico.

Sob suspeita de estar transportando drogas no estômago, José foi encaminhado para o Hospital Regional de Guaraí para submeter-se a um exame de raios-X. Três médicos avaliaram o resultado, afirmando haver corpos estranhos no reto e no estômago de José. Após a realização de uma lavagem intestinal, ele expeliu 30 cápsulas de droga, faltando ainda dez cápsulas a serem expelidas. A droga, segundo o boliviano, é cocaína.

José afirmou ter engolido as cápsulas em Goiânia, e entregaria ao destinatário em São Luís. Ele confessou que já fez esse tipo de transporte “arriscado” outras vezes – arriscado pois, caso alguma cápsula estoure, o risco de morte é muito grande. O boliviano ganharia nesta viagem um total de R$ 1.400,00.

Como a droga era transportada de uma cidade para outra, dentro do Brasil, não foi caracterizado o tráfico internacional de drogas. Portanto, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Guaraí.

Fonte: Assessoria de Imprensa PRF