Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Senador Ataides fala sobre o lançamento do Portal de Transparência da Copa 2014

Senador Ataides fala sobre o lançamento do Portal de Transparência da Copa 2014 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Senador Ataides fala sobre o lançamento do Portal de Transparência da Copa 2014 Senador Ataides fala sobre o lançamento do Portal de Transparência da Copa 2014

Com o objetivo de facilitar o monitoramento dos gastos com as obras da Copa do Mundo de Futebol de 2014, o Senado lançou nesta quinta-feira, 14, o Portal da Transparência da Copa de 2014 (www.copatransparente.gov.br).

Ataídes Oliveira, presidente em exercício da Subcomissão Temporária de Fiscalização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, que funciona no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), participou do evento e disse que vê bom bons olhos todo e qualquer esforço do Governo Federal na direção da transparência das informações sobre o dinheiro publico, “especialmente relativo aos gastos com a Copa e Olimpíadas”, diz.

Aos jornalistas que cobriram o evento, o senador tocantinense disse que espera que o portal criado pelo Senado com apoio do TCU “seja uma extraordinária ferramenta de transparência dos gastos públicos para o povo brasileiro".

Meio de transparência da copa instituído pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado, o site contará com dados cadastrais, informações financeiras, processos licitatórios, cronogramas, relatórios e cumprimento de metas de todas as obras federais, estaduais e municipais relacionadas ao Mundial de 2014.

A ideia é que o site funcione como uma rede de informações que disponibilizará tanto para os cidadãos quanto para o poder público dados sobre rodovias, estádios, aeroportos, portos e demais obras relacionadas ao evento, com foco nos contratos.

“A transparência é a forma mais eficaz e eficiente de combater a corrupção e garantir a boa aplicação dos recursos públicos. Nesse portal estarão todos os dados relativos à Copa” disse o presidente da Comissão, ao apresentar o site.

Além do senador Ataídes estiveram presentes ao evento o ministro do Esporte, Orlando Silva, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, outros senadores, deputados, representantes do TCU e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e personalidades ligadas ao esporte.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ataídes Oliveira