Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Silvana Barbosa

O distrito de Taquaruçu, da capital Palmas, mais uma vez, foi o centro das atenções atraindo milhares de visitantes no último final de semana. Com a realização do Festival Gastronômico, promovido pela Prefeitura de Palmas, os expositores puderam mostrar dezenas de pratos típicos da região e outros criados exclusivamente para o evento sábado, 16 e domingo, 17.

Artesãos locais também aproveitaram para expor e vender suas obras enquanto outros levaram o melhor da música popular brasileira para o palco.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Emprego deve apresentar durante a semana um balanço com o resultado geral da festa, entretanto, o chefe da pasta José Arcanjo adiantou que o Festival Gastronômico foi um sucesso em todos os aspectos: culinária, atrativos e público. “As expectativas foram todas superadas, inclusive tivemos registro de engarrafamento com tantos carros chegando ao local”, afirmou Arcanjo. Em termos de visitação ao Festival, estimava-se que cerca de vinte mil pessoas passando pelo local nos dois dias.

José Arcanjo assegurou ainda que eventos como o Festival Gastronômico somam positivamente para a consolidação de Taquaruçu como ponto turístico, tendo ainda a favor atrativos como as belezas naturais e o clima ameno entre as serras. “Precisamos valorizar mais isso tudo e cada vez mais melhorar o atendimento ao turista para que haja de fato o retorno econômico àqueles que aqui empreendem e a satisfação para quem aqui chega”, completou o secretário.

Culinária

A estrutura do Festival Gastronômico foi montada na Avenida Belo Horizonte, na lateral da Praça Vereador Tarcísio Machado. Paralelo à via pública, 40 barracas foram montadas e as mais variadas sugestões de pratos servidas durante os dois dias. Além de comidas já conhecidas pelos visitantes, como os caldos, galinhadas, e outros, quem lá esteve pode experimentar novidades preparadas com foco no evento.

Uma das receitas, o Pudim de Jabuticaba, foi proposta por Kelme Mourão da Costa. Apesar de morar em Taquaruçu há muitos anos, o rapaz revelou que precisou ir a Porto Nacional em busca da fruta. “É que esta não é bem a época de jabuticaba aqui”, explicou. Kelme ousou também no prato, pois mesmo sendo doce, leva uma porção de licor da mesma fruta e arremata com o sabor que é o diferencial. ”No instante que a pessoa experimenta pergunta se vai cachaça na receita, mas a sensação é ótima”, diz Kelme, que elogia também a festa. “É uma ideia muito boa pra gente”.

A família da dona Elismar Borges participou pela terceira vez do Festival e apresentou ao público a panqueca vegetariana. A ideia nasceu na fazenda e segundo ela foi bem aceita pelos visitantes, tanto que na primeira noite a expectativa era de que pelo menos 160 unidades seriam vendidas. O prato leva cenoura, batata, tomate, milho, mandioca, cheiro verde e ovo caipira.

Quem estava em busca apenas da diversão também se satisfez e até mesmo as crianças se distraíram. Na Praça Tarcísio Machado a Diretoria de Meio Ambiente estava com o Dr. Reciclagem. O personagem realizava brincadeiras e pinturas. Quem levasse dois materiais recicláveis, como latinha de refrigerante, por exemplo, recebia um brinde. A ideia atraiu dezenas de crianças.

Outros atrativos que embalaram os visitantes foram os músicos. O cantor Peninha, a principal atração do Festival, se apresentou sábado à noite com o show: Sonhos e Sucessos, cantando suas músicas de maior sucesso. Ele arrastou uma multidão e um coro se formou na hora de canções como: Sonhos, Matemática, Sozinho, Alma Gêmea, Adoro Amar Você, e tantas outras. Peninha tem mais de 300 músicas gravadas por artistas brasileiros e esta foi sua terceira participação em eventos na Capital do Tocantins.

Os artistas locais também tiveram grande prestígio. Juliana Maia, por exemplo, abriu o Festival. A cantora levou as músicas que fazem parte de seu primeiro CD. No domingo, o show ficou por conta da Banda Impacto Latino. Os músicos se apresentaram durante o encerramento da festa.

Fonte: Ascop